Connect with us

Cuiabá

Prefeito recebe visita da Coordenação Nacional do G20 e debate encontro que reunirá as maiores economias do mundo em Cuiabá

Publicado

em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, recebeu na tarde desta terça-feira (14), a visita da Coordenação Nacional de Organização e Logística da Presidência Brasileira do G20, para debater o encontro que reunirá as 20 maiores economias do mundo, em Cuiabá. Escolhida como cidade-sede para compor o cronograma de reuniões temáticas e eventos do grupo em 2024, o encontro está marcado para acontecer de 10 a 13 de setembro, no Malai Manso Resort.

Com mais de 50 delegações, a estimativa é que cerca de 2 mil representantes de diferentes setores da economia se reúnam para discutir os impactos da desigualdade social no mundo, eixo temático escolhido para o encontro deste ano.

Sob o comando brasileiro e com presidências rotativas anuais, o G20 desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas internacionais. Hoje, além de 19 países dos cinco continentes, integram o fórum a União Europeia e a União Africana. O grupo agrega dois terços da população mundial, cerca de 85% do PIB global e 75% do comércio internacional.

A indicação para que Cuiabá fosse escolhida como sede para as discussões do GT de Agricultura no G20 foi do ministro de Agricultura Carlos Fávaro.

“Nós ficamos muito contentes em ter Cuiabá escolhida para sediar um evento tão importante como esse, é de extrema importância debater a Agricultura os impactos da desigualdade social, ainda mais aqui, onde estamos na capital de Mato Grosso, um estado onde a economia é movimentada principalmente pelo agronegócio. Ficamos muito honrados em poder discutir isso aqui”, pontuou Emanuel.

Conforme o coordenador nacional-adjunto do G20, João Montenegro, a visita teve o intuito de acompanhar de perto os preparativos do encontro. Apesar disso, destacou que após o encontro com o prefeito Emanuel Pinheiro, as expectativas estão ainda mais altas no que diz respeito ao sucesso do evento.

“Eu só tenho a agradecer a recepção do prefeito e da cidade de Cuiabá, que foi simplesmente maravilhosa para nós que viemos acompanhar de perto os preparativos para essa grande reunião de setembro. Depois de tudo que nós ouvimos e vimos aqui, tenho a total certeza de que ele será muito bem sucedido”, destacou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora