Oficialmente mato-grossense. Depois de quase 40 anos em Mato Grosso, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, recebeu, nesta segunda-feira (24 de junho), o título de cidadão mato-grossense. A homenagem, concedida pelo deputado estadual Diego Guimarães, foi recebida com muita gratidão pelo gestor. “É uma honra muito grande, agradeço ao deputado pelo reconhecimento destes 40 anos em Sorriso, onde cheguei com 12 anos, e aqui comecei a trabalhar, formei minha família e hoje me dedico a trabalhar por Sorriso, assim como por todo Mato Grosso”, relatou.
Na sessão especial de ontem foram concedidos cerca de 30 títulos de cidadão mato-grossense a pessoas de diferentes segmentos que atuam há anos no estado e também para outorga de mais de 70 moções de aplausos a jornalistas. As honrarias foram entregues pelo deputado estadual Diego Guimarães, requerente da cerimônia.
“É uma noite festiva aqui na Assembleia Legislativa, onde a gente tem a oportunidade, como deputado, de reconhecer os trabalhos prestados por algumas pessoas que moram no nosso estado e que prestam relevantes trabalhos para a nossa sociedade, para a formação desse estado pujante que cresce dia após dia. Primeiro, nós homenageamos aqueles que não são mato-grossenses, mas que escolheram Mato Grosso para ser o estado de seu coração, onde desenvolveram suas atividades profissionais, trabalhadores, como servidores públicos, que trouxeram ou construíram suas famílias e fizeram o estado ser o que é. Então, nós estamos reconhecendo isso, entregando a eles o título de cidadão mato-grossense”, afirmou Diego Guimarães.
Sobre o prefeito:
Ari, que nasceu em Nova Santa Rosa, no Paraná, chegou a Sorriso em 1985, aos 12 anos, junto com a família, composta pelo pai, Artur Lafin, pela mãe, Alcôndia Lafin (ambos já falecidos), e pela irmã, Maria Aparecida Lafin. Os quatro saíram do Sul do país e vieram desbravar o cerrado motivados pelo trabalho do pai, operador de secadores, que ajudou a dar suporte à produção de grãos, que se iniciava no então distrito que viria a se tornar, em 2012, a Capital Nacional do Agronegócio.
Ari começou a trabalhar como office-boy ainda na adolescência, e, na juventude, iniciou sua atuação como líder de associações esportivas. Casado com Jucélia Ferro e pai do jovem Gabriel, o prefeito possui formação técnica em Contabilidade e atualmente cursa, a distância, Marketing e Propaganda pela Universidade Centro Sul de Maringá – UNICESUMAR.
Vereador por três mandatos, de 2001 a 2012, atuou como secretário de Governo, de 2009 a 2012 (quando se licenciou do legislativo municipal). Também disputou uma vaga no parlamento estadual, e, de 2015 a 2016, permaneceu como suplente de deputado na Assembleia Legislativa.
Em 2017, foi eleito prefeito de Sorriso, e, em 2020, reelegeu-se para seu segundo mandato à frente do Município.