Connect with us

Cuiabá

Prefeito recebe festeiros e confirma presença nas celebrações por Nossa Senhora Auxiliadora

Publicado

em

O prefeito Emanuel Pinheiro recebeu na tarde desta quarta-feira (17) os festeiros, que estiveram no Palácio Alencastro, para convidar o gestor municipal para participar dos festejos em celebração à santa Nossa Senhora Auxiliadora e para agradecer a parceria da Prefeitura para a realização da festa. Estiveram presentes o rei e a rainha da festa, Luiz Vereda e Kátia Moura, o padre João Vitor Ortiz, acompanhados por vários membros do grupo de festeiros.

A rainha da festa, Kátia Moura, disse que atua como festeira de Nossa Senhora Auxiliadora há 10 anos consecutivos e que neste ano assumiu a missão de coordenar os eventos, que começaram em 1º de maio e terminam no último dia do mês. “Viemos fazer esta visita ao prefeito porque, além da festa constar no calendário de eventos oficiais do município, a Prefeitura foi nossa parceira, apoiadora e colaboradora desde o início, na organização dessa festa. Por iniciativa própria, a Secretaria Municipal de Cultura nos procurou e ofereceu ajuda. Estamos aqui para expressar nossa gratidão, agradecendo também ao secretário Aluízio Leite, que também é festeiro. Temos uma equipe de 150 festeiros, e Aluízio é um deles”, comentou.

O padre João Vitor Ortiz explicou que a tradição de celebrar Nossa Senhora Auxiliadora na capital mato-grossense remonta ao século XIX. “Essa festa tem sua origem na Itália, com Dom Bosco, fundador da congregação salesiana da qual sou membro. A devoção a Nossa Senhora Auxiliadora foi propagada pelos salesianos, e em 1894, eles chegaram ao bairro do Porto, assumindo a paróquia de São Gonçalo. Nos anos seguintes, em 1912, Dom Aquino, que foi até governador do estado, iniciou a construção do santuário de Nossa Senhora Auxiliadora. A partir desse momento, as procissões começaram a adquirir uma grande magnitude ao longo do tempo. Essa festa vai além da dimensão religiosa, tem também uma dimensão cultural e cívica. A nossa visita é uma expressão de gratidão e de manifestação da presença salesiana e da presença de Nossa Senhora. Como o saudoso padre Firmo costumava dizer, Nossa Senhora pertence a Cuiabá e os cuiabanos pertencem a Nossa Senhora Auxiliadora”, revelou.

O gestor municipal ficou muito feliz e honrado com a visita dos festeiros e com o convite para participar da festividade. “A festa de Nossa Senhora Auxiliadora é uma celebração centenária, que sempre foi um marco e uma referência da tradição e da devoção da fé cristã em Cuiabá. Ao longo da sua história, ela cresceu com uma fé inabalável em nosso padroeiro, o Senhor Bom Jesus de Cuiabá, na tradição católica e cristã. Essa festa está associada a outras celebrações populares que demonstram a devoção do povo cuiabano e das famílias locais. É um dos eventos mais importantes e marcantes que representa nossa cultura, tradição e costumes. Como prefeito e também como cuiabano, não poderia deixar de estar presente, além de incentivar, apoiar e unir-me aos festeiros, colaboradores e a todos envolvidos, para que essa festa seja um sucesso e se torne um legado e tradição duradoura para a cidade de Cuiabá”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora