Connect with us

Cuiabá

Prefeito recebe convite oficial da 56ª Expoagro da comitiva de cavaleiros e amazonas; gestor destaca desenvolvimento econômico significativo com o evento

Publicado

em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, recebeu na manhã deste sábado (6), o convite oficial para à 56ª Expoagro, que será realizada de 11 a 21 de julho, no Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro. A formalidade aconteceu na sede do Palácio Alencastro e contou com uma comitiva composta por mais de 160 cavaleiros e amazonas. O evento é organizado pelo Sindicato Rural de Mato Grosso, sendo um dos maiores do setor agropecuário do Centro-Oeste.

Belíssimos animais acompanhados pelas equipes e o carro de som percorreram o trecho do Parque de Exposição Senador Jonas Pinheiro, no bairro Dom Aquino, até a Prefeitura de Cuiabá, cruzando vias importantes da cidade. Após a visita e um café da manhã, a comitiva retornou ao Parque de Exposições para a tradicional queima do alho, um almoço que reúne os tropeiros, como era comum na época colonial.

“Receber os organizadores de um dos maiores eventos da economia cuiabana e dos mais tradicionais com o convite para a abertura do grande evento popular e econômico é motivo de muita alegria. “É marca da nossa história, da nossa tradição, o maior evento de negócios, entretenimento, além de ser o maior no setor agropecuário que movimenta as economias cuiabana e mato-grossense em todos os aspectos. E manter essa tradição de receber essa equipe maravilhosa que tive a honra nos oito anos do meu mandado, é motivo de muita felicidade”, revelou o prefeito Emanuel Pinheiro.

O chefe do executivo detalhou sobre a influência da programação: “A realização da Expoagro em nossa capital promove um desenvolvimento econômico significativo. Primeiro, movimenta o comércio local, pois atrai visitantes de diversas regiões do país, aumentando a demanda por produtos e serviços. Hotéis, restaurantes, lojas e transportadoras, entre outros, experimentam um aumento considerável em suas atividades, gerando empregos temporários e permanentes. Além disso, o evento é gigantesco e é uma vitrine para os nossos produtores rurais, permitindo que eles exibam e comercializem seus produtos diretamente com consumidores e investidores. Essa exposição direta facilita novas parcerias comerciais, atrai investimentos para o setor agrícola e fortalece a economia local. Empresas do setor agropecuário encontram na feira uma oportunidade de se conectar com novas tecnologias e práticas, impulsionando a produtividade e a inovação no campo. Outro aspecto relevante é o retorno financeiro direto para a cidade. A arrecadação de impostos aumenta com o crescimento das atividades econômicas durante o evento. Isso significa mais recursos para investir em infraestrutura, saúde, educação e outros serviços essenciais para a população. Os benefícios são visíveis em todos os setores da sociedade, promovendo um ciclo virtuoso de desenvolvimento e qualidade de vida. Em resumo, a feira agropecuária em Cuiabá é muito mais que um evento; é uma alavanca para o progresso e a prosperidade da nossa cidade”, declarou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Para o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, o evento reflete a realidade da capital, que integra serviços, indústria e agro, e potencializa a função social. Ele explicou que, em 2024, a Expoagro renovou o convite para fazer o bem e vai arrecadar alimentos não perecíveis novamente para serem direcionados ao projeto Sesc Mesa Brasil. Como incentivo, serão sorteados 2 aparelhos iPhone 15 por dia entre os dias 12 a 21 de julho para quem fizer a doação de 2kg de alimentos não perecíveis.

“É com satisfação que estamos aqui com o prefeito e demais representantes para este café da manhã. Chegaram a dizer que o prefeito não nos receberia e eu disse, claro que vai, é um prefeito que ama o povo de Cuiabá, ama esse povo do cavalo, ama o povo do agronegócio e é uma alegria todo ano estar aqui junto com o senhor. Quero agradecer ao senhor e a todos que vieram conosco, aos parceiros da Expoagro e ao vice-prefeito José Roberto Stopa que tem sido também um grande parceiro, nos ajudando, tudo o que precisa é o Stopa. Eu acho muito importante o comprometimento do Stopa nas suas palavras e atitudes, na sua seriedade. Obrigado prefeito, obrigado Stopa e a todos nosso amigos empresários e companheiros que aqui estão”, declarou Celso Nogueira.

O vice-prefeito José Roberto Stopa destacou que a parceria da gestão Emanuel Pinheiro tem sido para o bem de Cuiabá, para o bem da entidade (Sindicato Rural), da sociedade. “E nós temos uma parceria muito boa com o Sindicato Rural e que deve continuar independente de quem seja o próximo prefeito da Capital porque tem sido uma parceria para o bem. Que nós possamos ter uma grande Expoagro, como sempre foi, com a competência de todo o Sindicato Rural, de toda a sociedade e isso é bom para Cuiabá, é bom para a economia”, disse.

O evento será realizado de 11 a 21 de julho pelo Sindicato Rural de Cuiabá no Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro, no bairro do Porto. Nove dos 11 dias do evento terão portões abertos para a população, e o formato seguirá diferenciado, unindo lazer, congresso técnico, agro esporte, negócios e networking.

Prestigiado por secretários do governo e do município, a solenidade contou com o hasteamento das bandeiras, hino nacional e oração para proteção com a presença da imagem de Nosso Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Entre eles o secretário municipal de agricultura, trabalho e desenvolvimento econômico, Francisco Vuolo e o de desenvolvimento econômico do Estado, César Miranda. O presidente do Shopping Popular, Misael Galvão e o prefeito de Canabrava do Norte, João Cleyton e equipe, também marcaram presença.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora