Connect with us

Cuiabá

Prefeito participa do ‘Dia Nacional do Campo Limpo’ e comemora leis de proteção ambiental criadas por Jonas Pinheiro, que coloca MT em destaque mundial

Publicado

em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, participou na manhã desta sexta-feira (18) da 19ª edição do evento sobre o Dia Nacional do Campo Limpo, realizado pelo INPEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), na sede da Plastibras, no Distrito Industrial. A data de conscientização ambiental voltada para o meio rural foi criada pelo ex-senador Jonas Pinheiro (in memoriam), e Mato Grosso e Cuiabá se destacam por serem referência no país e no mundo devido à preocupação com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente.

Outra lei que é referência e destaque no evento é a de número 9.974/2000, que estabeleceu a responsabilidade compartilhada entre todos os elos da cadeia agrícola – agricultores, fabricantes, comerciantes e poder público – na destinação das embalagens de defensivos agrícolas. O texto é de autoria do então senador Jonas.

“Eu era assessor do então senador Jonas Pinheiro, quando ele criou essas duas leis, a do Dia Nacional do Campo e a lei que obriga o recolhimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas e sua destinação final. É o único setor hoje que tem legislação a respeito desse assunto. O estado de Mato Grosso é um dos principais produtores de commodities do Brasil, então um dos maiores recolhimentos é o de Mato Grosso, que é líder em tecnologia e inovação. Esse projeto Campo Limpo é um orgulho para o Brasil porque é referência mundial e nenhum país no mundo faz o que o Brasil faz. É um motivo de orgulho para nós cuiabanos termos uma pessoa que lá atrás se preocupou com o meio ambiente. Jonas Pinheiro era um futurista, estava à frente de seu tempo, um visionário. O Dia Nacional do Campo Limpo representa o reconhecimento oficial da necessidade de reflexão sobre práticas sustentáveis na agricultura, incentivando o setor a adotar medidas que minimizem os impactos negativos no meio ambiente. Jonas Pinheiro deixou seu legado na promoção da sustentabilidade na agricultura”, disse o prefeito.

Em 2008, foi sancionada a lei número 11.657/2008, de autoria do falecido senador Jonas Pinheiro, que institucionalizou o dia 18 de agosto como o Dia Nacional do Campo Limpo. Em um contexto global onde a preocupação com o meio ambiente se torna cada vez mais premente, a Lei Nº 9.974/2000 e suas decorrências representam um passo importante na direção de práticas agrícolas mais conscientes e responsáveis.

“Por que Mato Grosso e Cuiabá? Primeiro pela importância agrícola e por causa da alta quantidade de embalagens vazias recebidas e percentualmente em relação a outros estados. Estamos comemorando os 20 anos da Plastibras, nosso parceiro no sistema de reciclagem”, disse o presidente do INPEV, Marcelo Okamura.

A indústria Plastibras, local onde ocorreu o evento, transforma embalagens de defensivos agrícolas devolvidas pelo agronegócio em dutos corrugados que geram as tubulações usadas para a passagem de cabos elétricos e a drenagem de águas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora