O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, participou na manhã desta segunda-feira (31) de missa ministrada pelo padre Alessandro dos Santos Barros, capelão responsável pela Capelania Militar Nossa Senhora do Carmo. A celebração foi uma despedida do padre a capital matogrossense. Barros irá para Roma no próximo dia 14 de agosto, e lá ficará pelos próximos seis anos. Com formação em Sacramento Cristão, o capelão fará cursos de Mestrado e Doutorado nessa área.
O prefeito Emanuel Pinheiro considerou a despedida calorosa e muito significativa. “O padre Alessandro é amigo pessoal da minha família. Assim como eu, Márcia e meus filhos Emanuelzinho e Elvis, temos grande carisma por esse sacerdote, que tem a vida firmada na fé. Em todos os eventos e inaugurações, ele sempre se faz presente, a fim de abençoar nossos trabalhos frente à administração de nossa querida e amada cidade verde. Sentiremos muito a falta dele, mas sabemos que é por uma boa causa. Sempre atento, vai em busca de novos conhecimentos. Sua caminhada sacerdotal rendeu muitos frutos”, declarou o chefe do Executivo Municipal.
Como forma de homenagem pelos serviços prestados ao longo dos últimos oito anos aqui na capital como paroquiano, a 13ª Brigada de Infantaria Motorizada “Brigada Barão de Melgaço”, através do comandante geral, general Kurt Everton Weberichi, foi inaugurado o retrato do padre como forma de agradecimento.
Em seu pronunciamento, o comandante prestou elogios e as honras merecidas.
O padre Alessandro dos Santos Barros iniciou sua carreira pastoral em 2008. Natural de São Paulo, decidiu ainda muito jovem ser padre. Hoje, com 39 anos, segue para uma nova missão. “Desde criança entendi que o meu chamado era para servir ao Senhor e ajudar aqueles que mais precisam de apoio, atenção e cuidado. Sou muito grato por todo esse tempo aqui em Cuiabá, onde tive a oportunidade de crescer e exercer esse meu dom que chamo de dom divino. Aprendi a respeitar, amar e acolher. Foram muitos desafios, mas graças ao apoio da comunidade, todos superados”, destacou o sacerdote.
A diretora executiva da Secretaria da Mulher, Vera Lúcia Rolim Wender, acompanhou a trajetória do padre em Cuiabá. “Só posso dizer obrigada. Tenha certeza de que o senhor vai, mas ao mesmo tempo fica eternizado em nossos corações, deixando pegadas com sua forma de trabalhar e conduzir os trabalhos.
“Ele é um homem de Deus, um sacerdote que segue o caminho do Senhor Jesus. Sempre disposto a ajudar, oferecer uma palavra de conforto. O nosso muito obrigada. Deus ilumine essa nova jornada”, comentou a secretária adjunta de Assistência Social, Clausi Barbosa.
“Que Deus abençoe essa nova jornada. Que Roma te receba de braços abertos, assim como nós o recebemos há oito anos atrás. O senhor sempre esteve de braços abertos para servir e acolher. Assim como Jesus fazia, acolhia a todos, independente de qualquer coisa, todos tinham espaço, sempre pronto para servir e ouvir”, expressou emocionado o prefeito.
Estiveram presentes à cerimônia de despedida a do programa Siminina, Dalma Beatriz Monteiro, e demais autoridades e população em geral.