Connect with us

Cuiabá

Prefeito lança obra de pavimentação do Vila Rosa e concretiza sonho aguardado há 30 anos que beneficiará 4 mil pessoas

Publicado

em

Mantendo o ritmo de ações para reforço na implantação da malha viária de Cuiabá, o prefeito da capital, Emanuel Pinheiro, lançou na manhã desta segunda-feira (1º de julho) as obras no bairro Vila Rosa, com um investimento de mais de R$ 2 milhões, concretizando um sonho aguardado há mais de trinta anos por cerca de quatro mil pessoas. Apenas nos últimos 15 dias, os bairros Jóquei Clube, Jardim Presidente 1, Parque Cuiabá e Parque Ohara começaram a receber asfaltamento por meio da Prefeitura de Cuiabá.

A iniciativa atende ao projeto delineado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que, duas vezes por semana (às sextas e segundas), visita as localidades, realiza o lançamento das obras e leva para a região o maquinário para iniciar as benfeitorias. O orçamento é proveniente de Emenda Parlamentar do deputado Wellington Fagundes com apoio do Deputado Emanuelzinho.

“Eu já saio da Prefeitura com o maquinário da Secretaria Municipal de Obras Públicas preparado. Assim, a obra e todos os serviços começarão imediatamente para que possamos entregar o bairro Vila Rosa completamente asfaltado, com drenagem, meio-fio e calçadas até o final de novembro. Quando digo ‘com drenagem, meio-fio e calçadas’, incluo também a rede de esgoto. A Águas de Cuiabá já está em contato conosco, pois estamos universalizando o esgoto em toda a cidade. A drenagem será feita e podem ficar tranquilos, pois nossa gestão está cuidando disso. Com este lançamento, estaremos próximos de alcançar quatrocentos quilômetros de asfalto realizados pela gestão Emanuel Pinheiro, tanto no primeiro quanto no segundo mandato, em Cuiabá”, declarou o prefeito.

Durante a solenidade, o gestor agradeceu ao deputado federal Emanuelzinho por todo o esforço pela capital e revelou que até o mês de novembro a obra será entregue à população. “Ele trabalha incansavelmente na Câmara Federal em Brasília, e essa articulação é um compromisso da minha gestão, junto com a comunidade. Há cerca de 30 anos, o bairro Vila Rosa existe e nunca teve asfalto. O asfalto traz dignidade, cidadania e melhora a qualidade de vida da população, e isso sempre me incomodou. Conseguimos recursos em Brasília e incluímos o bairro Vila Rosa no nosso cronograma. Hoje, no início de julho, estamos lançando esta obra, um sonho para a comunidade trabalhadora do Vila Rosa”.

Ainda durante a solenidade, o prefeito agradeceu em especial a parceria do ex-presidente do bairro, Genivaldo Gomes Pereira. “São muitos anos de luta, só pedindo asfalto, pedindo asfalto, e agora chegou o dia que realizamos nosso sonho. Quero agradecer ao vice-prefeito e secretário de Obras, José Roberto Stopa, que foi o personagem principal dessa história, que viabilizou essa obra para a gente, então de coração eu agradeço”, declarou Pereira.

José Haroldo Morais, morador da rua Floriano Peixoto, que será asfaltada, menciona que o asfalto representa modernidade. “Com certeza, é um ganho muito grande para nós, esse asfalto. Com ele, vem o progresso, as melhorias. São muitos anos de espera. Não pode um bairro como este, no meio de tudo, não ter asfalto. Agora chegou”, disse.

Para o presidente do bairro, Gustavo Radi, o saneamento básico merece destaque. “Muitos moradores reclamam da falta de saneamento, com esgoto correndo a céu aberto. O asfaltamento melhorará as condições de saúde e de locomoção do bairro. Com as ruas cheias de buracos, pessoas com dificuldade de mobilidade acabam se machucando. O asfaltamento trará um grande benefício para todos e vai valorizar nossa região. O bairro é bom de se morar, mas estava em condições precárias. Muitos moradores estavam em dúvida se o asfalto viria, alguns até pensavam em mudar de região por falta de estrutura. Isso está resgatando a esperança dos moradores e promovendo um cuidado maior com o bairro, trazendo dignidade para quem mora aqui”, finalizou.

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, também assegurou as adequações a uma travessia que tem causado transtornos à população. “Assumimos dois compromissos que serão cumpridos: universalizar o asfalto, com os trabalhos iniciando nesta semana, e consertar a ligação no fundo, onde atualmente há uma pinguela. Em novembro, voltaremos para entregar as quatro ruas asfaltadas e a ponte que conectará ao bairro vizinho. Esses compromissos foram assumidos pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro e serão 100% concluídos até novembro. Além do asfalto, meio-fio e calçada, também melhoraremos a iluminação pública. Já conversei com o John Howard, e faremos uma varredura para substituir as luzes fracas por braços de iluminação novos, aumentando a segurança. Até o final de novembro, entregaremos a ponte, o asfalto e uma nova realidade em termos de iluminação pública”.

O Vila Rosa faz divisa com cinco bairros: Novo Mato Grosso, Tancredo Neves, Três Lagoas, CPA 3 – Setor 4 e Morada do Ouro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora