Connect with us

Cuiabá

Prefeito lança obra de pavimentação do Vila Rosa e concretiza sonho aguardado há 30 anos que beneficiará 4 mil pessoas

Publicado

em

Mantendo o ritmo de ações para reforço na implantação da malha viária de Cuiabá, o prefeito da capital, Emanuel Pinheiro, lançou na manhã desta segunda-feira (1º de julho) as obras no bairro Vila Rosa, com um investimento de mais de R$ 2 milhões, concretizando um sonho aguardado há mais de trinta anos por cerca de quatro mil pessoas. Apenas nos últimos 15 dias, os bairros Jóquei Clube, Jardim Presidente 1, Parque Cuiabá e Parque Ohara começaram a receber asfaltamento por meio da Prefeitura de Cuiabá.

A iniciativa atende ao projeto delineado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que, duas vezes por semana (às sextas e segundas), visita as localidades, realiza o lançamento das obras e leva para a região o maquinário para iniciar as benfeitorias. O orçamento é proveniente de Emenda Parlamentar do deputado Wellington Fagundes com apoio do Deputado Emanuelzinho.

“Eu já saio da Prefeitura com o maquinário da Secretaria Municipal de Obras Públicas preparado. Assim, a obra e todos os serviços começarão imediatamente para que possamos entregar o bairro Vila Rosa completamente asfaltado, com drenagem, meio-fio e calçadas até o final de novembro. Quando digo ‘com drenagem, meio-fio e calçadas’, incluo também a rede de esgoto. A Águas de Cuiabá já está em contato conosco, pois estamos universalizando o esgoto em toda a cidade. A drenagem será feita e podem ficar tranquilos, pois nossa gestão está cuidando disso. Com este lançamento, estaremos próximos de alcançar quatrocentos quilômetros de asfalto realizados pela gestão Emanuel Pinheiro, tanto no primeiro quanto no segundo mandato, em Cuiabá”, declarou o prefeito.

Durante a solenidade, o gestor agradeceu ao deputado federal Emanuelzinho por todo o esforço pela capital e revelou que até o mês de novembro a obra será entregue à população. “Ele trabalha incansavelmente na Câmara Federal em Brasília, e essa articulação é um compromisso da minha gestão, junto com a comunidade. Há cerca de 30 anos, o bairro Vila Rosa existe e nunca teve asfalto. O asfalto traz dignidade, cidadania e melhora a qualidade de vida da população, e isso sempre me incomodou. Conseguimos recursos em Brasília e incluímos o bairro Vila Rosa no nosso cronograma. Hoje, no início de julho, estamos lançando esta obra, um sonho para a comunidade trabalhadora do Vila Rosa”.

Ainda durante a solenidade, o prefeito agradeceu em especial a parceria do ex-presidente do bairro, Genivaldo Gomes Pereira. “São muitos anos de luta, só pedindo asfalto, pedindo asfalto, e agora chegou o dia que realizamos nosso sonho. Quero agradecer ao vice-prefeito e secretário de Obras, José Roberto Stopa, que foi o personagem principal dessa história, que viabilizou essa obra para a gente, então de coração eu agradeço”, declarou Pereira.

José Haroldo Morais, morador da rua Floriano Peixoto, que será asfaltada, menciona que o asfalto representa modernidade. “Com certeza, é um ganho muito grande para nós, esse asfalto. Com ele, vem o progresso, as melhorias. São muitos anos de espera. Não pode um bairro como este, no meio de tudo, não ter asfalto. Agora chegou”, disse.

Para o presidente do bairro, Gustavo Radi, o saneamento básico merece destaque. “Muitos moradores reclamam da falta de saneamento, com esgoto correndo a céu aberto. O asfaltamento melhorará as condições de saúde e de locomoção do bairro. Com as ruas cheias de buracos, pessoas com dificuldade de mobilidade acabam se machucando. O asfaltamento trará um grande benefício para todos e vai valorizar nossa região. O bairro é bom de se morar, mas estava em condições precárias. Muitos moradores estavam em dúvida se o asfalto viria, alguns até pensavam em mudar de região por falta de estrutura. Isso está resgatando a esperança dos moradores e promovendo um cuidado maior com o bairro, trazendo dignidade para quem mora aqui”, finalizou.

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, também assegurou as adequações a uma travessia que tem causado transtornos à população. “Assumimos dois compromissos que serão cumpridos: universalizar o asfalto, com os trabalhos iniciando nesta semana, e consertar a ligação no fundo, onde atualmente há uma pinguela. Em novembro, voltaremos para entregar as quatro ruas asfaltadas e a ponte que conectará ao bairro vizinho. Esses compromissos foram assumidos pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro e serão 100% concluídos até novembro. Além do asfalto, meio-fio e calçada, também melhoraremos a iluminação pública. Já conversei com o John Howard, e faremos uma varredura para substituir as luzes fracas por braços de iluminação novos, aumentando a segurança. Até o final de novembro, entregaremos a ponte, o asfalto e uma nova realidade em termos de iluminação pública”.

O Vila Rosa faz divisa com cinco bairros: Novo Mato Grosso, Tancredo Neves, Três Lagoas, CPA 3 – Setor 4 e Morada do Ouro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora