Connect with us

Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro lança obra no Córrego do Gambá que vai acabar com alagamentos enfrentados há mais de 30 anos

Publicado

em

O problema crônico de alagamentos, enfrentado há mais de 30 anos pelos moradores do bairro São Mateus, teve seu fim decretado na noite desta segunda-feira (9). Em solenidade realizada na Avenida Beira Rio, às margens do Córrego do Gambá, a gestão Emanuel Pinheiro anunciou a obra de construção da travessia subterrânea (tunnel liner). A estrutura ampliará o volume de vazão da água que percorre a localidade.

Para sanar, de forma definitiva, o transtorno enfrentado pela comunidade no período chuvoso, a Prefeitura de Cuiabá está investindo o valor aproximado de R$ 1,7 milhão. A aplicação desse recurso resultará na substituição do bueiro celular, existente no local, por tubos armcos. O trabalho será coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e tem como objetivo aumentar a capacidade de escoamento do córrego, evitando ocorrências de alagamentos.

“O recurso destinado para essa obra representa muito mais que investimento em infraestrutura. Ele representa investimento em saúde, em qualidade de vida, em bem-estar, investimento no fim de uma situação que há 30 anos tira o sono dessa comunidade. Ou seja, vamos executar mais uma obra que vai transformar a realidade de milhares de famílias, assim como já fizemos em dezenas de outros bairros”, comentou o prefeito Emanuel Pinheiro.

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, destacou que, além de dos fatores de economicidade e qualidade, a opção pela utilização dos tubos armco também possibilita que o trabalho seja desenvolvido sem interferência na superfície. Segundo ele, com a ordem de serviço assinada, a empresa vencedora do processo licitatório deve iniciar a atuação no local já na próxima semana.

“Já adquirimos o material e assinamos a ordem de serviço. Agora, vamos fazer a limpeza da área, para que a empresa possa iniciar a obra. Tudo vai ocorrer sem qualquer prejuízo ao fluxo de veículos na Avenida Beira Rio. Aproveito para agradecer à concessionária Águas Cuiabá, que nos ajudou com o estudo da bacia, com a elaboração do projeto. Essa parceria também foi fundamental para que pudéssemos lançar essa obra”, disse Stopa.

O presidente da Associação de Moradores do São Mateus, Joeder Silva Barbalho (Lobão), agradeceu o prefeito Emanuel Pinheiro e o vice-prefeito Stopa pelo atendimento do anseio da comunidade. Ele enfatizou que sempre contou com compromisso da gestão e, agora, poderá ver isso se transformando em melhoria para as milhares de famílias que residem no bairro da região Leste.

“Todos os moradores do nosso bairro têm uma participação nessa obra. Sofremos há mais de 30 anos com alagamento e estamos vendo o resultado da luta de toda comunidade. Qualquer chuva que cai, nosso bairro sofre com alagamento, a água invade a casa dos moradores, que perdem todos seus móveis. Mas agora esse problema vai ser resolvido. Então, agradecemos ao prefeito Emanuel, ao Stopa, e aos vereadores que estão ao nosso lado”, pontuou Lobão.

Também estiveram presentes na solenidade os secretários municipais de Governo, Wilton Coelho, de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, além do presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Chico 2000, e dos vereadores Wilson Kero Kero, Mário Nadaf e Kássio Coelho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora