Connect with us

Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro entrega USF do Coxipó do Ouro reformada e ampliada; unidade recebe nome do médico Wanderlei Ribeiro Idiarte

Publicado

em

Reforçando a saúde pública, o prefeito de Cuaibá, Emanuel Pinheiro, inaugurou, na manhã desta quinta-feira (11), a Unidade de Saúde da Família (USF) da comunidade rural do Coxipó do Ouro, que, graças a uma honrosa homenagem, recebeu o nome do Dr. Wanderlei Ribeiro Idiarte, médico pioneiro da região. A obra teve um custo médio de R$ 500 mil e levou cerca de três meses para ser concluída.

O prédio, que anteriormente atendia a população duas vezes por semana como uma extensão da UBS do Rio dos Peixes, passa agora a ser um posto de atendimento fixo da própria comunidade, funcionando das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, com uma equipe composta por um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e dois agentes comunitários de saúde (ACS).

Em seu discurso, o prefeito destacou o excelente trabalho que os servidores de toda a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), junto ao secretário Deiver Teixeira, vêm desempenhando no Município e dos avanços que a Atenção Primária vem conquistando com a entrega de várias unidades reformadas e com a ampliação das equipes de saúde da família. Emanuel frisou ainda que é na atenção primária que a gestão atende 100% da população de Cuiabá.

“Quando assumi a prefeitura em 2017, nós tínhamos 72 equipes de saúde nas unidades atendendo a população, sendo que em nenhuma delas havia atendimento em horário estendido. Hoje, esse número já chega a 113, sendo que 80 novas equipes devem começar a operar dentro dos próximos meses, gradativamente. A saúde bucal tinha apenas 10 equipes; conseguimos levar esse número para 63. Essa sempre foi nossa preocupação: a promoção e prevenção da saúde pública da nossa população, principalmente a mais carente, que é a que utiliza o SUS, a que realmente necessita do atendimento público de saúde. Esse será o novo verdadeiro legado, essa revolução na saúde básica de Cuiabá”, garantiu Emanuel Pinheiro.

O secretário Municipal de Saúde, Deiver Teixeira, citou o ganho significativo que representa a independência da unidade para o distrito do Coxipó do Ouro. “Quando nós entramos no início deste ano, o prefeito nos deu essa missão, e aqui estivemos, constatando a necessidade dessa obra. Trabalhamos fortemente de manhã, tarde, noite, fins de semana e feriados, para que essa obra fosse concluída o mais rápido possível devido à sua necessidade. Portanto, prefeito, eu quero mais uma vez parabenizá-lo pelo seu empenho, pela sua orientação, porque realmente isso permite e tem permitido que a gente avance bastante na saúde do nosso município”, disse o gestor.

O prefeito também falou da imensa dedicação que o Dr. Wanderlei sempre teve junto à comunidade do Coxipó do Ouro e da mais que merecida homenagem. “Essa é uma homenagem ao Dr. Wanderlei e a toda a sua família. Um grande homem, um grande profissional de saúde, um grande pai, que sempre amou este distrito e fez a diferença na vida das pessoas que aqui moram. Uma homenagem mais que merecida”, frisou.

Muito emocionada com o momento, a esposa do homenageado, dona Lucia Santos, falou do sentimento de gratidão diante do reconhecimento do prefeito e de toda a comunidade para com seu esposo, que sempre se dedicou tanto a Mato Grosso, em especial à comunidade do Coxipó do Ouro, onde morava com sua família desde que chegou a Cuiabá.

“Honra e gratidão por este momento, principalmente porque dá pra ver que a comunidade honrava e respeitava muito ele, da mesma forma que eles eram queridos pelo Wanderlei. Tanto a comunidade aqui do Coxipó do Ouro quanto a do Barreiro são populações carentes. Ele enxergava essa carência e tinha muito respeito por esse povo, que ele chamava de ‘meu povo’”, disse a viúva do médico, que faleceu há cerca de cinco meses, mas deixou um legado pelo qual será sempre lembrado.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora