Connect with us

Sorriso

Prefeito eleito apresenta nova equipe gestora para 2025/2028

Publicado

em

Diplomação e posse ocorrem em dezembro

Dando sequência ao processo de transição de mandato, foi anunciada, na manhã desta segunda-feira (11 de novembro), a lista de secretários municipais que ajudarão o prefeito eleito, Alei Fernandes, e o vice, Acácio Ambrosini, a conduzir o Executivo Municipal.

Na segunda etapa da transição, foram anunciados os seguintes nomes para compor o primeiro escalão da Administração Municipal:

Secretaria de Governo (Semgov): segue liderada por Hilton Polesello, que é o atual titular da pasta. Já foi vereador por dois mandatos, e assumiu a presidência do Legislativo em 2009. Também integrou a diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso por 10 anos e foi presidente da instituição de 2010 a 2013.

Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep): O coronel PM da reserva, Nerci Adriano Denardi, que hoje acumula as secretarias de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec) e Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa), responderá, a partir de 2025, pela pasta.

Secretaria de Assistência Social (Semas): a pasta continuará sendo liderada pela atual secretária, Jucélia Ferro. Graduada em Direito, a atual primeira-dama de Sorriso também é presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) e integra o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS).

Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde): a pasta será conduzida pelo empresário Paulo Cézar Lucion, diretor-presidente do Frigorífico Nutribrás, que, no ato, foi representado pelo ex-secretário municipal Marcelo Lincoln.

Secretaria de Fazenda (Semfaz): o técnico em Contabilidade Tedy Wendell Puva, um dos pioneiros de Sorriso, conduzirá a Secretaria de Fazenda a partir de 2025.

Secretaria de Administração (Semad): a pasta continuará sob a liderança do atual secretário, Bruno Delgado. Servidor de carreira do Município desde 2013, Bruno, que é graduado em Educação Física, também já foi vereador.

Secretaria de Educação (Semed): A professora Adriana Esther Reichert Palú conduzirá a pasta a partir do próximo ano. Graduada em Física e Matemática, tem mestrado em Física Ambiental e atualmente cursa doutorado em Educação pela UFPR. Já atuou como professora em diversas escolas de Sorriso e também integrou a gestão municipal de 2013 a 2017.

Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp): A pasta segue sob a batuta do atual gestor, Milton Geller. Ex-prefeito de Tapurah, Milton também já atuou como secretário-adjunto de Agricultura do Estado. É ainda produtor rural e empresário.

Secretaria da Cidade (Semcid): o engenheiro civil Jan Assad Lahham assume a Secretaria da Cidade em 2025. De 2005 a 2008, atuou como diretor do Departamento de Engenharia da Prefeitura de Sorriso. De 2009 a 2012, atuou como engenheiro na prefeitura de Nova Ubiratã.

Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa): a pasta será conduzida pelo engenheiro agrônomo Lucas de Oliveira.

Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj): A pasta volta a ser comandada por Marisa dos Santos Netto. Professora efetiva do Município, Marisa já atuou como vereadora (2009-2012 | 2017 a 2020) e também já conduziu a Secretaria de Esporte e Lazer de 2013 a 2016, e a de Educação e Cultura de 1993 a 1996 e de 2005 a 2008.

Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel): Educador físico, com pós graduação em Fisiologia do Exercício, e empresário, Odimar Bianchin conduzirá a pasta a partir do próximo ano.

Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec): O engenheiro agrônomo, produtor rural e empresário Clovis Picolo Filho, que chegou em Sorriso em 2005, será o gestor da pasta.

Secretaria de Transportes (Semtra): A pasta segue sob gestão de Leonir Paulo Capitânio. Um dos primeiros pioneiros de Sorriso, Capitânio segue à frente da pasta desde 2017. De 2013 a 2016, também exerceu a função de secretário-adjunto de Obras e Serviços Públicos.

Secretaria de Saúde e Saneamento: A partir do próximo ano, a pasta será comandada pelo médico Vânio Jordani, representado, no ato, pelo coordenador do Ganha Tempo, Cledson Assis. O profissional de Saúde, egresso da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), já atuou em diversos municípios mato-grossenses, tendo inclusive, atuado como oficial médico do Exército Brasileiro, na 13.ª Brigada de Infantaria Motorizada de Cuiabá.

O prefeito Ari Lafin destacou que o processo de transição deve seguir de maneira mais intensa a partir de agora, inclusive, propondo, a partir dos primeiros dias de dezembro, a simulação da transição de governo. “Estamos à disposição para seguir apoiando a próxima equipe, lembrando sempre de, em primeiro lugar, agradecer a Deus, e, reforçando, que meu apoio é por Sorriso”.

O prefeito eleito, Alei Fernandes, informou que a nova equipe gestora participará, em dezembro, de um treinamento sobre gestão pública, com a presença do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Alei antecipou ainda que a diplomação será no dia 13 de dezembro, e a posse no dia 15 de dezembro.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Descartar restos de construção de maneira incorreta gera notificação e multa

Publicado

em

Por

Confira as regras da coleta de resíduos sólidos

Sabe a coleta de resíduos sólidos, a que passa a cada dois meses, mais ou menos, nos oito setores de Sorriso e tem um calendário específico para manter a cidade sempre limpa e organizada? Então, existem algumas regras para que sejam disponibilizados estes itens para coleta.

Os restos de construção, por exemplo, não podem, e nunca puderam, ser dispostos para coleta de resíduos sólidos. Neste caso, o indicado é contratar empresas especializadas neste descarte, as conhecidas “caçambas de disk-entulho”.

A partir de agora, quando for constatada a presença de restos de construção nos itens destinados à coleta de resíduos, o também chamado “lixo seco”, o proprietário do endereço será notificado para fazer o descarte correto e, em não cumprindo a ordem para destinar corretamente o resíduo, terá de pagar multa de R$ 3,5 mil.

Para não haver dúvida sobre o que pode e o que não pode ser destinado neste tipo de coleta, preste atenção:

O que é recolhido?

Com a coleta de resíduos sólidos, a Prefeitura recolhe móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins (folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada).

O que não é coletado?

Galhos maiores, resultado de podas, devem ser levados pelo próprio morador até o Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG – antigo Lixão). Restos de construção civil também não são coletados em casa e devem ser recolhidos por empresas especializadas nesta coleta. Se for pouco volume, o próprio morador pode levar os resíduos de construção ao DMEG, que funciona todos os dias da semana (inclusive aos fins de semana), das 7h às 13h.

Resíduos industriais não são recolhidos de forma alguma e devem ter uma destinação específica.

Nesta semana, onde as equipes estão?

Até sexta-feira (15 de novembro), as equipes estão fazendo a coleta nos bairros que integram o Setor 2: Bom Jesus; Benjamin Raiser; Alphaville; Village; Villa Romana; Centro; Jardim das Acácias; Parque Felicidade; Parque Universitário; União; e Santa Bárbara.

Para que o serviço seja executado com eficiência, todos os resíduos já devem estar nas calçadas. Inclusive, colocar os resíduos nas calçadas fora do período de coleta também pode gerar multa.

Tá confundindo as coletas? Estas informações aqui podem te ajudar:

Coleta de Resíduos Sólidos: É sobre a qual estamos conversando desde o início deste bate-papo. Nesta modalidade, feita, mais ou menos, a cada dois meses, de acordo com calendário específico, são retirados itens como eletrodomésticos velhos e inservíveis e os resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim.

Coleta Seletiva: É a coleta do que não é lixo e pode ter vida nova na indústria. São os chamados materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, alumínio (e outros metais), e isopor. Esta coleta é feita uma vez por semana, de acordo com calendário que está um tantinho mais abaixo.

Coleta de lixo doméstico: Esta é a coleta do lixo, que leva para o aterro sanitário os resíduos como restos de alimentos e dejetos.

Clique aqui e acompanhe o calendário!

Dúvidas, sugestões, críticas ou elogios sobre este ou outro serviço ofertado pela Prefeitura? São muitos os canais de comunicação: para saber sobre os serviços ofertados pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), é só acionar, via WhatsApp, o 66 99690 1823. Para acionar o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), é só chamar, também via Whats App, o 66 99927 2611. Para saber sobre as ações de sustentabilidade realizadas no Município, é possível entrar em contato pelo 66 99603 7703. Há ainda o telefone da Ouvidoria, o 150, disponível para ligações, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora