Conforme o prefeito, a obra está dentro do prazo esperado. “Essa é mais uma parceria público-privada; os investimentos devem superar os R$ 3,5 milhões”, explica Ari. Parte dos investimentos são de uma compensação ambiental da Usina Hidrelétrica de Sinop e outra da FS.

Já Marcelo explica que a visitação ao parque foi fechada para garantir a segurança dos usuários e também dos trabalhadores. “Há vários caminhões e máquinas pesadas trabalhando e foi pensando em evitar acidentes que fechamos a visitação”, destaca.

A expectativa é que até o fim do primeiro semestre de 2023 os sorrisenses recebam um espaço ao ar livre totalmente remodelado, com sede administrativa, acessibilidade para que as pessoas com dificuldades de acesso possam compartilhar do lugar e, ainda, totalmente iluminado para que que seja possível aproveitar o lugar tanto durante o dia quanto à noite.

O Parque Natural Municipal

O espaço do Parque Natural Municipal Claudino Francio compreende 122.848,29 m² (cento e vinte e dois mil, oitocentos e quarenta e oito metros quadrados). Dentro desse espaço a meta é conservar, proteger, ampliar e recuperar a fauna e flora do ecossistema natural local; valorizar a paisagem local e assegurar condições de bem estar público; desenvolver atividades socioambientais e técnicas científicas a fim de aprofundar o conhecimento e a conscientização ambiental junto à população; preservar os remanescentes de mata nativa, bem como a proteção das faixas de preservação permanente e a recuperação das matas ciliares.

O até então parque Ecológico Claudio Francio passou a receber a nomenclatura de Parque Natural Municipal Claudino Francio pelo decreto 123 de setembro de 2018. A alteração se deu como reconhecimento de áreas passiveis de criação de unidades de conservação na categoria de unidades de proteção integral, possibilitando a gestão, captação e aplicação de recursos de compensação ambiental de empreendimentos a serem instalados no Município e região.