Connect with us

Cuiabá

Prefeito e primeira-dama de Cuiabá lamentam falecimento de pró-reitora da Unemat

Publicado

em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e a primeira dama-Marcia Pinheiro, lamentaram o falecimento da professora, conselheira e pró-reitora de Assuntos Estudantis da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Kelli Cristina Aparecida Munhoz Moreira, aos 47 anos, ocorrido na noite deste domingo (26). Há meses ela lutava contra um câncer.
“O campo acadêmico perdeu uma grande pesquisadora na área ambiental. Que Deus console o coração dos famílias e amigos neste momento de muita dor”, declarou.
A primeira-dama de Cuiabá, Marcia Pinheiro, externou sentimento de pêsames pela partida precoce. “Que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos da professora Kelli Cristina”. O corpo é velado na Sala 3,
do Memorial Luz e Vida, na Avenida dos Embaúbas, nº 1899, em Sinop. O sepultamento ocorrerá às 16h30 desta segunda-feira (27), no Cemitério de Sinop.

Currículo

Graduada em Licenciatura Plena em Física e mestra em Física Ambiental, ambas pela pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e doutora em Ecologia Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP), Kelli também era especialista em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (Ufla) e em Educação e Tecnologias pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Natural de Faxinal, no norte do Paraná, entrou na Unemat em 1999, onde atuou como professora no câmpus de Alta Floresta e, a partir de 2014, em Sinop, tendo também atuado extensivamente no Câmpus Universitário do Médio Araguaia.

Kelli deixa esposo e dois filhos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora