Connect with us

Cuiabá

Prefeito dialoga com representantes do Instituto dos Cegos sobre melhorias na acessibilidade

Publicado

em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e o secretário-adjunto da Pessoa com Deficiência, Rubens da Silva, receberam na tarde desta terça-feira (16) representantes do Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso e da Federação Mato-Grossense de Desportos para Cegos. O objetivo da reunião foi levar ao gestor municipal algumas reivindicações das pessoas com deficiência.

As principais solicitações que o grupo levou ao prefeito foram em relação à questão da empregabilidade das pessoas com deficiência e garantia da lei da aposentadoria para elas no âmbito do município de Cuiabá. Também solicitaram uma parceria no setor de transporte público de Cuiabá, no sentido de capacitar os funcionários e servidores para melhor atender às pessoas com deficiência nos pontos de ônibus e estações, melhorando a sociabilidade e o direito de ir e vir deste público.

Outro assunto abordado durante a reunião foi sobre a questão da acessibilidade nas calçadas, não apenas para pessoas com deficiência, mas também para aquelas com mobilidade reduzida, como os idosos. O grupo pediu melhorias nesse sentido, tornando Cuiabá mais acessível, para que as pessoas com deficiência tenham autonomia em sua locomoção. “Saímos daqui com bastante esperança. Mais uma vez, o prefeito nos recebeu muito bem e, dentro do possível, ele continua avançando no que se refere à acessibilidade e aos direitos das pessoas com deficiência. Temos muita esperança de que Cuiabá realmente avance nessa área e proporcione uma maior inclusão e acessibilidade para as pessoas com deficiência”, disse o presidente do Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso, Udeílson César de Arruda.

O secretário-adjunto da Pessoa com Deficiência, Rubens da Silva, mais conhecido como Rubinho da Guia revelou que já há algum tempo vinha articulando esta reunião para receber os representantes de pessoas com deficiência. “Como secretário-adjunto da pessoa com deficiência, tenho participado dessas demandas do Instituto, da Associação dos Cegos e de outras instituições e de todas as entidades que representam as pessoas com deficiência, sem exceção. Sabemos da boa vontade e do olhar positivo que o prefeito tem em relação a este público. Ele criou a secretaria adjunta da Pessoa com Deficiência, o que demonstra seu interesse em promover cada vez mais a inclusão, como ele já mencionou diversas vezes em suas falas”, afirmou Rubinho.

Para o prefeito, as pautas levadas a ele pelo grupo foram de extrema importância, pois fazem parte da política de humanização, justiça e inclusão social de sua gestão. “Devido à excelente relação que sempre tive com eles, conhecendo minha sensibilidade e a da primeira-dama Márcia Pinheiro, assim como nosso desejo de implementar e avançar nas políticas públicas em defesa e pela inclusão das pessoas com deficiência, eles trouxeram uma pauta muito rica, que já discutimos em outros momentos. Essa pauta abrange questões legislativas, como a necessidade de suplementação e abertura de crédito orçamentário para atender às necessidades das pessoas com deficiência. Além disso, abordamos a questão da aposentadoria especial para servidores com deficiência, que é uma conquista em diversos lugares, inclusive no estado do Mato Grosso, durante o mandato do ex-governador Pedro Taques. Também discutimos várias outras demandas relacionadas à melhoria da acessibilidade na cidade, especialmente no transporte coletivo, no esporte, no lazer. Enfim, nosso objetivo é transformar Cuiabá em uma cidade referência em inclusão social e respeito às pessoas com deficiência. Eles sabem que tenho sensibilidade, desejo e vontade de atender a essas demandas. Minha equipe já receberá a instrução para priorizar o estudo dessas reivindicações, pois representam uma prioridade em minha gestão, que tem como foco a humanização, a inclusão e a justiça social. Em breve, farei uma visita ao Instituto para levar as respostas, os avanços e a consolidação de várias dessas demandas justas da instituição”, concluiu Emanuel Pinheiro.

Além do prefeito, do secretário-adjunto e do presidente do Instituto dos Cegos, também participaram da reunião o diretor administrativo da Federação Mato-Grossense de Desportos para Cegos, Marcino Benedito de Oliveira, o ex-presidente do Instituto dos Cegos, Luiz Carlos Grassi e o professor que atua tanto no Instituto, quanto na Federação, João Mützenberg.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora