Lucas do Rio Verde

Prefeito de Lucas do Rio Verde destaca potencial econômico do projeto Sisbi-POA para o desenvolvimento de produtos de origem animal na região

Publicado

em

O prefeito de Lucas do Rio Verde e presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires (CIDESA), Miguel Vaz marcou presença, na manhã desta terça-feira (29), na abertura da Oficina do Sisbi-POA, do projeto CONSIM, promovido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT(, em Sorriso. O evento trouxe temas cruciais sobre o fortalecimento e ampliação do mercado de produtos de origem animal na região.

O projeto CONSIM busca aumentar a adesão de municípios ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), capacitando os consórcios públicos municipais para promover o desenvolvimento de empreendedores rurais e agroindústria locais. Durante o encontro, foram realizadas duas palestras para abordar o Projeto de Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcios Públicos de Municípios.

Em sua fala, o prefeito Miguel Vaz enfatizou a importância da adesão dos municípios ao Sisbi-POA para abrir portas aos pequenos empreendedores e agroindústrias. “O consórcio CIDESA trata de temas de interesse regional e, hoje, abordamos o credenciamento de produtos de origem animal para que possam receber o selo de inspeção. Isso permite que os produtos, produzidos por pequenos empreendedores e agroindústrias ganhem novos mercados, não apenas na nossa região, mas em todo o Brasil. Chamei a atenção dos municípios para a adesão, pois já temos uma legislação quase pronta, facilitando o credenciamento e ampliando as oportunidades econômicas e de crescimento para os empreendedores locais”, afirmou Miguel Vaz.

Leny Rosa Filho, Superintendente Federal de Agricultura e Pecuária do MAPA em Mato Grosso, destacou o papel do CONSIM ao fomentar consultorias técnicas para consórcios e municípios interessados em aderir ao Sisbi-POA. “Essa é uma oportunidade de crescimento para os pequenos empreendedores rurais e pequenas indústrias da região, permitindo que seus produtos alcancem os municípios do consórcio e outros que também aderirem ao selo. Nosso desejo é que todos os municípios da região apoiem essa causa e aproveitem essa grande oportunidade de desenvolvimento”, declarou o superintendente.

O CIDESA reúne 15 municípios das regiões médio-norte e norte de Mato Grosso, fortalecendo a cooperação e o desenvolvimento econômico regional por meio da união de esforços.

O evento contou com duas palestras informativas: Dieneson Bourscheid, chefe do serviço de fiscalização de insumos e saúde animal do SISA/MT, abordou o tema “Qualificação de Cadastro”, e Janice Schmidt, consultora do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), destacou os aspectos essenciais da “Adequação Sanitária das Agroindústrias”. Ambos os temas foram apontados como fundamentais para garantir a qualidade e a segurança dos produtos que entrarão no mercado regional e nacional.

Com a adesão ao Sisbi-POA, espera-se que os municípios impulsionem suas economias locais, oferecendo produtos certificados e de alta qualidade para o Brasil inteiro, fortalecendo a identidade regional e as oportunidades de mercado para a agricultura familiar e os pequenos negócios.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Copyright © 2022 Oeste News