O Prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro, e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Caique Loureiro, reuniram-se em Cuiabá (MT) nesta segunda-feira (17.04) com representantes da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil – China, em Cuiabá-MT. Durante o encontro, a comitiva fez a apresentação do projeto “Cidades Irmãs”, onde a Prefeitura de Xiamen, da província de Fujian, na China, busca parcerias bilaterais com cidades brasileiras.
De acordo com Dr. Manoel, vários assuntos foram tratados, entre eles investimentos em equipamentos hospitalares, desenvolvimento tecnológico e segurança pública por meio da smart city, além de temas que promovam o intercâmbio entre as cidades dos dois países.
“Por meio dessa reunião estamos pleiteando levar Diamantino, através de uma carta de intenção, à China para se tornar uma cidade irmã de Xiamen. Estamos buscando mais investimentos para o nosso município. Mediante o aporte desse recurso estaremos fazendo a aplicação na área da segurança, tecnologia e saúde”, compartilhou o gestor.
Fabricio Hu, vice-presidente da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil – China, ressaltou o trabalho da CCDIBC e falou sobre a expectativa da parceria.
“A Câmara de Comércio tem o objetivo de quebrar a barreira da linguagem e da logística, em busca de oferecer as melhores parcerias de investimento ao Brasil. Hoje conversamos sobre recursos para investimento hospitalar, na smart city e em vários outros projetos. Estamos animados para começar o trabalho”, frisou o empresário.
Também estiveram presentes na reunião o Diretor de Relações Internacionais da CCDIBC, Marcelo Luis Bestei e o Diretor de Novos Negócios da CCDIBC, Enivaldo Pereira.
Polo de saúde
Na oportunidade, Dr. Manoel Loureiro apresentou à comitiva vários projetos que buscam o desenvolvimento de Diamantino a partir de ações sustentáveis, que incluem transformar o município em Cidade Inteligente e garantir acesso integral à saúde.
O prefeito pontuou sobre a municipalização do Hospital São João Batista, que gerou um investimento aproximado de R$ 6,5 milhões. O objetivo é ampliar os serviços hospitalares não só para a população diamantinense como transformá-lo futuramente em um hospital regional. Para isso, a gestão vai precisar pleitear recursos para investir em equipamentos de alta complexidade.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT