Connect with us

Cuiabá

Prefeito de Cuiabá celebra destinação de emenda de R$ 3 milhões para finalização de obras do Aquário Municipal

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Cuiabá receberá o aporte de R$ 3 milhões destinados à finalização das obras do Aquário Municipal Justino Malheiros, localizado ao lado do Museu do Rio, na Orla do Porto I. O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, celebrou a destinação do recurso por meio de uma emenda parlamentar concedida pelo deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (Emanuelzinho). O anúncio foi realizado após uma audiência do parlamentar com a ministra do Planejamento, Simone Tebbet, na última quarta-feira (2). Outra ação desenvolvida pela Prefeitura de Cuiabá, e que foi pauta do diálogo, trata-se da maior obra estruturante de Cuiabá, o Contorno Leste, idealizada e construída pela gestão.

“Essa emenda representa uma conquista para a cidade de Cuiabá e também serve como um estímulo para outras iniciativas que visem à valorização de nossa capital. A atuação do deputado Emanuelzinho evidencia seu comprometimento em buscar recursos para concretizar projetos que beneficiem a população cuiabana e a região em sua totalidade. Sua visão estratégica para o desenvolvimento local serve como um exemplo inspirador para outros parlamentares e gestores públicos, ressaltando a importância de trabalhar em prol do bem-estar da população e do progresso da cidade”, declarou o prefeito.

O gestor destacou que o montante será destinado à conclusão das obras hidráulicas, hidrossanitárias e também de ambientação do Aquário, que conta com corredores horizontais e é selado por 66 peças de vidro do tipo float temperado e laminado. O espaço foi concebido com padrões de segurança e qualidade de visibilidade que garantirão uma experiência única ao público.

O prefeito enumerou uma série de obras de revitalização da região do Porto, evidenciando o cuidado e dedicação da administração municipal. Em dezembro de 2021, a reconstrução da Vila Cuiabana, entregue à população por outra gestão e que se deteriorou devido à baixa qualidade dos materiais utilizados.

Outro marco foi a inauguração, em novembro de 2022, da Orla do Porto II, que disponibiliza mais de 600 metros de extensão, equipados com pista de caminhada, academia ao ar livre, ciclovia, arborização e vagas de estacionamento, proporcionando à população momentos inesquecíveis de lazer e convívio com a natureza.

Quanto ao grandioso projeto do Contorno Leste, a avenida já conta com quase seis quilômetros de pista dupla, iluminada por eficientes lâmpadas LED. O planejamento prevê a construção de 17,3 km, ligando a região do Distrito Industriário à Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), promovendo o desenvolvimento de 39 bairros e beneficiando mais de 200 mil moradores.

“Com todas essas ações, a gestão municipal demonstra seu compromisso com o progresso e bem-estar da cidade, enaltecendo o potencial turístico e econômico da região, além de assegurar um ambiente seguro e atrativo para os cidadãos e visitantes de Cuiabá”.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora