O prefeito Roberto Dorner assinou, nesta manhã (09), o termo de fomento n° 09/2023 com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), para o desenvolvimento do projeto denominado “transportando vidas com segurança e combate a incêndio” no valor de R$1 milhão. “Essa é uma obrigação nossa, em ajudar a APAE, uma instituição séria que faz um trabalho fundamental para a nossa sociedade e ajuda muito o município. Esse valor é para atender essas crianças e jovens que estão hoje na APAE, com a aquisição de ônibus e outras melhorias”, destacou o chefe do Executivo Municipal.
Com o valor, a APAE deve fazer a aquisição de um ônibus com 42 lugares para o transporte de pessoas com necessidades especiais, adaptado com rampa, elevador, ar condicionado, a fim de proporcionar transporte digno, confortável e seguro. Além disso, o valor também será utilizado para a execução do Projeto de Combate a Incêndio, com instalação de hidrantes, tubulações, sinalização, extintores, rede de aterramento, sinalização de saídas de emergência.
“Sem dúvida é um momento de muita alegria, com certeza, porque é um belo presente de aniversário para APAE nesses 39 anos de existência. Esse recurso é fruto de projeto que nós elaboramos, solicitando para a aquisição de um ônibus e execução do projeto de combate a incêndio. Transportar vidas nós temos que ter segurança, então, nada melhor do que um ônibus novo, considerando que os nossos estão muito antigos e bastante danificados e, o projeto de combate a incêndio é de total segurança para todos os funcionários que lá trabalham e, principalmente, aos nossos alunos e as pessoas que lá transitam”, detalhou a presidente do conselho deliberativo da Associação, Dirce Maria Zortea Antoniolli.
O valor repassado é proveniente de emendas parlamentares do deputado federal Juarez Costa que, no ato da assinatura, foi representado por José Pedro Serafini. “A diretoria da APAE, através do vereador Juventino, manteve contato e o deputado se comprometeu em auxiliar a APAE, o que já fazia anteriormente. Pessoas que têm toda credibilidade, transparência na execução dos trabalhos e um trabalho de excelência capitaneado pela dona Dirce, então, o deputado viabilizou o recurso e, consequentemente, encaminhou via prefeitura, o prefeito fez esse compromisso e está honrando esse compromisso. O recurso está sendo repassado pela APAE para atender às grandes necessidades que lá tem”, pontuou.
O termo de fomento é proveniente de um trabalho conjunto. “Fizemos uma indicação em março de 2022 ao deputado Juarez Costa, o qual se prontificou de imediato. Fomos bem recebidos pelo deputado que sempre contribuiu com a APAE e está oficializando agora, através do prefeito Roberto Dorner, da prefeitura, o repasse de R$1 milhão para a APAE. É uma satisfação e um orgulho saber que estamos contribuindo para uma entidade séria, que tem pessoas sérias e dignas na valorização do ser humano”, destacou.
A APAE é uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla. Em Sinop, ela atua desde a década de 80 e, atualmente, está com mais de 240 alunos das mais variadas idades. Por meio da associação, são ofertados serviços na área pedagógica nos níveis e modalidades da educação infantil, ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), programas de instrução educacional específicos, educação profissional. Na Apae, os alunos contam também com acompanhamentos clínicos como fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, psiquiatria (serviço voluntário), além de outras atividades gerais voltadas ao serviço social, equoterapia, artes, educação física, natação e informática.
A assinatura do termo de fomento ocorreu na Prefeitura de Sinop e contou com a presença, também, dos vereadores Ademir Bortoli e Toninho Bernardes.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT