Connect with us

Sorriso

Prefeito apresenta Sorriso em Números para Comissão de Direito Imobiliário da OAB local

Publicado

em

Na última sexta-feira, dia 21 de junho, o prefeito Ari Lafin apresentou os dados de Sorriso no “1.º Workshop Café com Direito Imobiliário”. O convite partiu da Comissão de Direito Imobiliário e Condominial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seção de Sorriso.

No encontro, Ari destacou a história de construção de Sorriso, pontuando dificuldades enfrentadas pelos primeiros moradores e os avanços conquistados ao longo das décadas tendo como impulsão a agricultura. Se a microrregião fosse um país, ocuparia a 5ª posição mundial na produção de soja com 11,49 milhões de toneladas produzidas em 3.315,236 hectares de área cultivada. A China, 4º maior produtor mundial, produz 19,6 milhões de toneladas em 6.640.882 hectares. “Há muita tecnologia sendo empregada em Sorriso”, frisa o gestor.

O prefeito também detalhou a produção da soja, do milho, e de demais itens como o feijão caupi e do pescado de água doce. “Mas quando olhamos para essa região central do Estado vamos muito além disso: temos suinocultura, bovinocultura, avicultura e também empresas de transformação de alta expressividade em um raio de apenas 200 quilômetros e que congrega 15 municípios mato-grossenses”, salienta Ari.

Conforme o prefeito, apresentar o Sorriso em Números para sorrisenses é uma experiência única. “Temos levado esse panorama para vários estados em uma troca de experiencias com empresários e líderes de outros municípios e poder mostrar um pouco mais de Sorriso para nós mesmos, sorrisenses, é enriquecedor porque sempre há um olhar novo, um dado novo que desperta a atenção tanto da iniciativa pública quanto privada; agradeço a OAB pelo convite e pelo momento vivenciado”, diz.

O vice-prefeito Gerson Bicego e o secretário de Cidade, Ednílson Oliveira, acompanharam Ari na palestra.

Mais dados sobre Sorriso

Na lista entre os 100 municípios com maior valor agregado do agro – aquela que Sorriso ocupa a 1ª posição; há ainda a presença de mais 12 cidades que integram o Cidesa (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Vale do Teles Pires); todas estão entre o top 100 da produção.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Inematt inaugura serviço de hemodiafiltração por alto volume

Publicado

em

Por

O Instituto Nefrológico de Sorriso (Inematt) inaugurou nesta manhã, 7 de novembro, o serviço de hemodiafiltração de alto volume. O método, explica o médico nefrologista Vitor Carlos Souza Vieira, é mais eficiente por ter um filtro maior, o que possibilita a eliminação de mais toxinas do organismo de pessoas em diálise. Inicialmente, cinco pacientes passam a fazer a diálise pelo método, quatro são de Sorriso e um de Itanhangá.

Vieira destaca que a hemodiafiltração de alto volume é o tratamento que mais se aproxima da função fisiológica de um rim normal. “É uma modalidade relativamente nova e vem se destacando por oferecer um aumento significativo na sobrevida dos pacientes renais que fazem hemodiálise; o método também proporciona menos efeitos colaterais do que a diálise comum, reduzindo o surgimento de dores de cabeça, náuseas e astenia durante e após as sessões, e o risco de queda de pressão arterial, diminuindo também o risco de internamento”, frisa.

O procedimento é recomendado principalmente para pessoas que têm maior risco cardiovascular e insuficiência cardíaca, hiperfosfatemia não controlada, amiloidose e polineuropatia por acúmulo de toxinas urêmicas, instabilidade hemodinâmica durante a diálise, anemia associada à inflamação.

Responsável pelo Instituto em Sorriso, Vieira destaca que a clínica é pioneira no médio norte/norte do Estado no procedimento. “Há dois espaços em Cuiabá que disponibilizam a hemodiafiltração de alto volume, um é o próprio Inematt de Várzea Grande e além disso só encontramos esse tratamento em grandes centros como São Paulo , Rio, Brasília, Curitiba, Porta Alegre, dentre outros; então esse serviço aqui em Sorriso é um grande diferencial para pacientes em diálise”, destaca.

O profisisonal pontua ainda a importância do trabalho desenvolvido pelo prefeito Ari Lafin e o secretário de Saúde, Luis Fábio Marchioro para a instalação do Inematt em Sorriso. “Dividimos essa conquista com a sociedade e agradecemos o apoio do prefeito e de toda a equipe para a instalação do Instituto e no avanço desse tratamento”, finaliza.

Hoje, Sorriso tem 36 pacientes em atendimento no Instituto. Além disso, há pacientes de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Ubiratã e Tapurah.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora