Connect with us

MATO GROSSO

Prazo para plantio de soja em Mato Grosso termina no dia 07 de janeiro

Publicado

em

O Governo do Mato Grosso, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), pede aos sojicultores mato-grossenses para que fiquem atentos ao prazo da semeadura da soja, safra 2024/2025, que acaba no dia 07 de janeiro.

As datas de início e término do calendário de semeadura da soja são definidas a cada safra, em nível nacional, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por ato normativo próprio. Em Mato Grosso, o calendário de semeadura teve início dia 07 de setembro passado e, com o encerramento na terça da semana que vem, totalizará 123 dias de janela de plantio.

O prazo de semeadura da soja é uma medida fitossanitária complementar, cujo objetivo é a racionalização do número de aplicações de fungicidas, reduzindo assim os riscos de desenvolvimento de resistência do fungo Phakopsora pachyrhizi às moléculas químicas utilizadas para o controle da Ferrugem Asiática da Soja.

Mato Grosso é o maior produtor brasileiro de soja, segundo levantamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizado em junho. E de acordo com os dados da Coordenadoria de Defesa Sanitária Vegetal (CDSV) do Indea, por meio da Gerência de Informação, na safra 2023/2024 foram cadastradas no órgão 16.517 unidades de produção de soja, com total de área de 11.326.725 hectares, o que representou um incremento de 5% de área em relação à safra anterior.

Cadastros de Unidades de Produção

Os produtores de soja devem cadastrar as unidades de produção a cada safra. Essa é uma exigência legal, prevista na Lei de Defesa Vegetal do estado de Mato Grosso (Lei 8.589/2006), por ser a soja hospedeira de praga oficialmente controlada.

O prazo para o cadastro das unidades de produção da soja é até o dia 15 de fevereiro e o cadastro constitui ato declaratório do sojicultor, sendo esses dados utilizados exclusivamente para fins sanitários e para o planejamento das ações da Defesa Sanitária Vegetal no estado de Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Cine Teatro Cuiabá recebeu mais de 57 mil pessoas e 45 atrações nacionais em 2024

Publicado

em

Por

O Cine Teatro Cuiabá, um dos equipamentos culturais da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), recebeu mais de 57 mil pessoas em 2024. Ao todo foram 390 atrações, que ocorreram entre os dias 1º de janeiro até 11 de dezembro de 2024, sendo que 45 foram nacionais.

“O Cine Teatro oferece a oportunidade para a população de ter acesso de forma facilitada a produções culturais brasileiras daqui e de outros estados. É um espaço em que os artistas de Mato Grosso podem potencializar suas produções com valores diferenciados”, enfatiza o secretário adjunto de Cultura, Jan Moura.

O ator e professor Marcio Borges de Campos, de 53 anos, frequenta o espaço desde 1979, quando, após assistir uma sessão de Superman – o Filme, ficou encantado pelo lugar.

“O prédio é antigo, mas abriga uma modernidade tanto na programação atual, quanto no que foi preservado. Me sinto como se estivesse no passado olhando através de um túnel para o futuro”, explica.

Para Marcio, o local é considerado um dos espaços culturais mais importantes da região, onde os trabalhos artísticos do Estado podem ser mostrados com qualidade. “É fundamental a existência de um local que respira e transmite cultura para a nossa cidade, um elo entre muitas formas de artes”, afirma.

Para ele, são inúmeras as peças que lhe marcaram desde que começou a frequentar o espaço, entre elas o Prego na Testa, do ator Hugo Pozzolo, e Os Fuzis da Senhora Carrar, com Osmar Prado.

“A diversidade de espetáculos é de encher os olhos. E, sinceramente, não consigo imaginar Cuiabá sem esse espaço, tão bem administrado e que tem tanto a oferecer”, finaliza.

Em relação ao ano de 2025, a diretora administrativa do Cine Teatro Cuiabá, Flávia Taques, afirma que o público pode esperar muitas coisas boas. “Temos grandes expectativas com espetáculos de dança, de música, de teatro, sempre com muito acolhimento, pois a equipe que trabalha no Cine Teatro adora recepcionar o público visitante e faz tudo isso com muito amor”, ressalta.

Além de exibir diversas peças, no espaço ainda ocorre a MT Escola de Teatro. Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer, o Cine Teatro Cuiabá, Associação Cultural Cena Onze e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), é oferecido curso superior de Tecnologia em Teatro gratuitamente para os alunos.

Cine Teatro

O Cine Teatro Cuiabá foi inaugurado em 23 de maio de 1942. Atualmente está sob a gestão da Associação Cultural Cena Onze, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), em razão do Termo de Colaboração firmado com a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso em maio de 2016. O espaço está localizado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, 247, no Centro.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora