Com pouco mais de 50% da meta alcançada, foi prorrogado o prazo para conclusão da escuta social do projeto “Elas no Parlamento”, realizado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, no município de Sorriso (distante 397 km de Cuiabá). Agora, a sociedade terá até o dia 18 de junho para preencher o formulário, que pode ser acessado aqui. O objetivo da iniciativa é saber se a população do município conhece as ações afirmativas previstas na legislação relacionadas à política de gênero.
O promotor de Justiça Marcio Florestan Berestina explica que, além da escuta social, a instituição vem promovendo outras atividades, a exemplo das rodas de conversa sobre representatividade feminina da política e legislação eleitoral. No próximo dia 10, por exemplo, haverá reunião de alinhamento do workshop “Mulher na Política é outra história”. O evento ocorrerá no auditório das Promotorias de Justiça de Sorriso, às 14h.
O Elas no Parlamento possui ainda perfil no instagram (@elasnoparlamento) com postagens de conteúdos relativas à temática. Podcasts sobre cota de gênero, financiamento de campanhas femininas, percentagem do tempo de rádio e televisão para candidaturas femininas, consequência do descumprimento das normas eleitorais que asseguram a representatividade feminina na política também serão veiculados.
O objetivo geral da iniciativa, conforme o promotor de Justiça, é promover a conscientização da população residente nos municípios que integram a 43ª Zona Eleitoral de Sorriso a respeito das ações afirmativas previstas na legislação eleitoral voltadas à ampliação da representatividade feminina na política.
Fonte: Ministério Público MT – MT