Em sua primeira entrevista coletiva após assumir o cargo, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates , sinalizou possível fim da política de preços em paridade de importação (PPI), adotada desde 2016, que obriga o reajuste do preço dos combustíveis conforme o mercado internacional, ou seja, seguindo a cotação do dólar e do barril de petróleo.
“Sempre tenho dito que política de preços é do governo. A Petrobras vai seguir preços competitivos, conforme ela achar que deve ser para manter sua fatia no mercado. Na maior parte do tempo, PPI não é. PPI só garante ao concorrente uma posição mais confortável. Pode ser uma política de preços transversal, de referência, conta de estabilização, monitoramento de estoques estratégicos. Não existe bala de prata. PPI é uma abstração. Parece que virou um dogma”, afirmou.
Ele disse ainda que o PPI será mantido apenas para quem quiser importar combustível, a fim de tornar o petróleo nacional mais competitivo. O Brasil importa cerca de 15% do combustível consumido no país.
“O importador é meu competidor e me obrigar a praticar o preço do concorrente não faz sentido”, afirmou. “Abrasileirar o preço é natural. É uma política com preço de mercado nacional. Mas, em nenhum momento, foi dito que o preço iria se desregrar dos preços internacionais”, ressaltou.
“Abrasileirar os preços” dos combustíveis era uma das promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nas redes sociais, ele disse que segue com a proposta em mente, mas a medida “leva tempo”.
“Na campanha, eu dizia que iríamos abrasileirar o preço da gasolina. E vamos, mas fizeram uma mudança nas empresas estatais que para indicar o diretor e um conselho leva tempo. Vamos conseguir fazer isso na Petrobrás só em abril, e aí poderemos discutir com seriedade”, publicou Lula.
A declaração é uma referência à assembleia geral de acionistas, marcada para o dia 27 de abril, quando Prates deve ser confirmado no cargo de presidente da estatal, na mesma data, tomarão posse os novos nomes para o Conselho de Administração, indicados pelo governo.
Para Cristina Helena Pinto de Mello, Economista com Doutorado em Economia de Empresas pela FGV, o fim do PPI representaria maior flexibilidade para a empresa atuar como bem entendesse no mercado.
“Essa é uma regra que protegeu a companhia de intervenção estatal, mas prejudicou o resultado da empresa. O PPI é também uma limitação, nenhuma empresa de mercado tem regras rígidas de preço, você tem que fazer revisões constantemente”, opina.
Ela lembra que quando foi adotada, a medida visava impedir interferências políticas do governo na empresa, tendo em vista uma série de tentativas frustradas do governo Dilma Rousseff de mexes no preço dos combustíveis para segurar a inflação.
Para mudar a política de preços da estatal, o governo precisa aprovar a proposta em assembleia e receber maioria dos votos favoráveis. Ao todo, são 11 conselheiros, sendo seis indicados pelo governo, sendo assim, não deve haver empecilho para efetuar a mudança.
Ainda segundo a economista, a manutenção do PPI para importadores teria potencial para aumentar a competitividade do combustível nacional. “Dá pra reduzir o preço na bomba de gasolina, sem prejudicar o resultado da empresa”, comenta.
Helena de Mello ressalta, no entanto, que para fazer a mudança, precisam ser observadas regras de governança e de transparência que não prejudiquem os interesses da empresa.
Dividendos
Lula e Prates também criticaram a política de dividendos da companhia. Segundo eles, a empresa precisa reinvestir seus lucros, e não repassá-los aos acionistas privados.
“Dividendo tem que ter uma regra mais solta. Quanto mais flexível, melhor. Tem trimestres que são diferentes dos outros. Uma regra dessas amarra para o bem e para o mal” afirmou Prates.
Já Lula foi mais incisivo. “A Petrobras, em vez de investir, resolveu agraciar os acionistas minoritários”, criticou.
“A Petrobras, que no nosso tempo era uma empresa de desenvolvimento, agora é uma empresa exportadora de óleo cru. Não foi para isso que descobrimos o pré-sal. O pré-sal era para que a gente tivesse um passaporte para o futuro do nosso povo e que a gente exportasse derivado de petróleo, não óleo cru”, adicionou.
A empresa pagou R$ 215,8 bilhões em dividendos só no ano de 2022. Somente no quarto trimestre, serão R$ 35,8 bilhões. O que foi repassado para acionistas supera o próprio lucro da estatal, que foi de R$ 188,3 bilhões, 76,6% maior na comparação com os R$ 106,6 bilhões registrados em 2021.
A Petrobras informou, no entanto, que pensa em reter R$ 6,5 bilhões em dividendos para criar uma “reserva estatutária”. Isso seria o equivalente a reter R$ 0,49 por ação. A empresa ressalta que este valor excede o previsto na regra de divisão de lucros com os acionistas.
Cristina Helena Pinto de Mello, Economista da FGV, diz que seria interessante converter parte desses valores para transição energética.
“O consumidor está mudando seu comportamento, há maior preocupação com sustentabilidade. Esse mercado vem sofrendo alterações, então é importante que a empresa prospecte novos mercados, faça novos investimentos”, diz.
Os brasileiros ainda não sacaram R$ 8,56 bilhões em recursos esquecidos no sistema financeiro até o fim de julho, divulgou nesta sexta-feira (6) o Banco Central (BC). Até agora, o Sistema de Valores a Receber (SVR) devolveu R$ 7,67 bilhões, de um total de R$ 16,23 bilhões postos à disposição pelas instituições financeiras.
As estatísticas do SVR são divulgadas com dois meses de defasagem. Em relação ao número de beneficiários, até o fim de julho, 22.201.251 correntistas haviam resgatado valores. Apesar de a marca ter ultrapassado os 22 milhões, isso representa apenas 32,8% do total de 67.691.066 correntistas incluídos na lista desde o início do programa, em fevereiro de 2022.
Entre os que já retiraram valores, 20.607.621 são pessoas físicas e 1.593.630, pessoas jurídicas. Entre os que ainda não fizeram o resgate, 41.878.403 são pessoas físicas e 3.611.412, pessoas jurídicas.
A maior parte das pessoas e empresas que ainda não fizeram o saque tem direito a pequenas quantias. Os valores a receber de até R$ 10 concentram 63,01% dos beneficiários. Os valores entre R$ 10,01 e R$ 100 correspondem a 25,32% dos correntistas. As quantias entre R$ 100,01 e R$ 1 mil representam 9,88% dos clientes. Só 1,78% tem direito a receber mais de R$ 1 mil.
Depois de ficar fora do ar por quase um ano, o SVR foi reaberto em março de 2023, com novas fontes de recursos, um novo sistema de agendamento e a possibilidade de resgate de valores de pessoas falecidas. Em julho, foram retirados R$ 280 milhões, alta em relação ao mês anterior, quando tinham sido resgatados R$ 270 milhões.
Melhorias
A atual fase do SVR tem novidades importantes, como impressão de telas e de protocolos de solicitação para compartilhamento no WhatsApp e inclusão de todos os tipos de valores previstos na norma do SVR. Também haverá uma sala de espera virtual, que permite que todos os usuários façam a consulta no mesmo dia, sem a necessidade de um cronograma por ano de nascimento ou de fundação da empresa.
Além dessas melhorias, há a possibilidade de consulta a valores de pessoa falecida, com acesso para herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal. Assim como nas consultas a pessoas vivas, o sistema informa a instituição responsável pelo valor e a faixa de valor. Também há mais transparência para quem tem conta conjunta. Se um dos titulares pedir o resgate de um valor esquecido, o outro, ao entrar no sistema, conseguirá ver as informações: como valor, data e CPF de quem fez o pedido.
Expansão
Desde a última terça-feira (3), o BC permite que empresas encerradas consultem valores no SVR. O resgate, no entanto, não pode ser feito pelo sistema, com o representante legal da empresa encerrada enviando a documentação necessária para a instituição financeira.
Como a empresa com CNPJ inativo não tem certificado digital, o acesso não era possível antes. Isso porque as consultas ao SVR são feitas exclusivamente por meio da conta Gov.br.
Agora o representante legal pode entrar no SVR com a conta pessoal Gov.br (do tipo ouro ou prata) e assinar um termo de responsabilidade para consultar os valores. A solução aplicada é semelhante ao acesso para a consulta de valores de pessoas falecidas.
Fontes de recursos
No ano passado, foram incluídas fontes de recursos esquecidos que não estavam nos lotes do ano passado. Foram acrescentadas contas de pagamento pré ou pós-paga encerradas, contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas e outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.
Além dessas fontes, o SVR engloba os seguintes valores, já disponíveis para saques no ano passado. Eles são os seguintes: contas-corrente ou poupança encerradas; cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito; recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados; tarifas cobradas indevidamente; e parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas indevidamente.
Golpes
O Banco Central aconselha o correntista a ter cuidado com golpes de estelionatários que alegam fazer a intermediação para supostos resgates de valores esquecidos. O órgão ressalta que todos os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos, que não envia links nem entra em contato para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais.
O BC também esclarece que apenas a instituição financeira que aparece na consulta do Sistema de Valores a Receber pode contatar o cidadão. O órgão também pede que nenhum cidadão forneça senhas e esclarece que ninguém está autorizado a fazer tal tipo de pedido.