A secretária municipal de Educação do município de Porto Esperidião, Rosimar Helena Rodrigues, que assumiu a referida pasta em janeiro deste ano, informou que as aulas presenciais serão retomadas.
“Ainda que de forma remota, os professores não deixaram de trabalhar. No entanto, com a vacinação de toda comunidade escolar, incluindo os jovens com idade a partir de 18 anos, chegou o momento de retomar as aulas presenciais, lidando com a situação, porque as coisas não vão mudar do dia para noite. Ou seja, mesmo com a vacinação, o vírus continuará circulando. Então, vamos continuar com todo protocolo de biossegurança, como continuar usando máscara, lavando mãos com mais frequência, ou usando o álcool 70°, líquido ou gel, para higienizá-las, além do distanciamento de, no mínimo, um metro e meio”, informou a secretária.
Ela disse que dia 03 de agosto os profissionais da Educação já estarão trabalhando os planos de ação, planejando como se dará o retorno para, no dia 10 de agosto, receber os alunos nas escolas.
Cada sala de aula receberá apenas 50% da capacidade.
“Vamos dividir as turmas em grupos. Grupo A e Grupo B. Numa semana o Grupo A estará presencialmente na escola, enquanto o Grupo B, fica na forma remota. Na outra semana, será o Grupo B, a estar presente na sala de aula. Sempre obedecendo as normas de segurança”, salientou ela.
Rosimar disse que o prefeito Martins tem dado todo apoio e respaldo para a Secretaria organizar as escolas para receber os alunos.
Sobre os alunos, cujos pais ou responsáveis ainda não os autorizaram às aulas presenciais, a Secretaria possui um plano para eles.
“Os professores estarão planejando a gravação de vídeos e aos que não tem acesso à internet, estaremos fornecendo as apostilas”, explicou a secretária.
Ela também informou que a escola da Vila Cardoso e a escola São Judas, no Postinho, estão em reforma, além da escola da Vila Picada (onde uma quadra poliesportiva está sendo construída), da Comunidade Asa Branca e que está concluindo a construção da creche para atender os alunos de 4 e 5 anos e, futuramente, também o berçário.