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MATO GROSSO

Portal de serviços do Governo de MT fica em 1º lugar em prêmio de inovação

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O Portal Unificado de Serviços do Governo de Mato Grosso foi premiado nessa quarta-feira (02.08) em 1º lugar na categoria Órgãos Estaduais e Municipais do Prêmio IBGP 10 anos, realizado pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública. O portal é administrado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag-MT) e integra cerca de 600 serviços públicos estaduais em um só lugar.

O “mt.gov.br” é uma iniciativa do Sistema de Governança Digital do Governo de MT, desenvolvido pela Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI).

O site facilita a busca por serviços e informações, além de garantir ao cidadão um espaço virtual para fazer denúncias, sugestões e elogios. O titular da Seplag, Basílio Bezerra, destaca que a Pasta está trabalhando constantemente para promover uma transformação na cultura digital da população.

“Nosso esforço constante é colocar em ação o tema do empoderamento digital cada vez mais nas práticas públicas, seja por meio dos serviços ou através da tecnologia da informação. Em breve, outros serviços também serão disponibilizados de forma digital à população. Este é o caminho necessário para construirmos uma sociedade inclusiva e democrática, e também para estreitarmos as relações do Governo com o cidadão”, enfatiza.

Selecionado em categoria específica, o Portal Unificado de MT foi apresentado no 1º Congresso IGBP nesta quarta-feira, em Brasília, pelo gestor do projeto, o secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas da Seplag, Sandro Brandão. Para ele, o reconhecimento do Portal de Serviços do Estado no Prêmio IBGP demonstra como Mato Grosso quer promover uma visão cada vez mais moderna e inovadora na entrega dos serviços.

“Esse prêmio é um verdadeiro reconhecimento ao esforço e dedicação da equipe do Sistema de Governança Digital de MT na implementação e gestão do portal, que se tornou uma referência em governança pública digital. Ao unificar esses serviços, o Estado demonstra sua visão moderna e inovadora, garantindo mais eficiência e transparência na gestão pública.”

Para Brandão, o reconhecimento obtido com o Prêmio IBGP 10 anos é mais um passo no caminho da satisfação do cidadão mato-grossense. “A plataforma do Governo de MT já é reconhecida nacional e internacionalmente por meio de outros prêmios e publicações científicas. Agora, torna-se referência no desenvolvimento estruturado de Governo Digital. O principal reconhecimento será a satisfação do cidadão mato-grossense com os serviços prestados pelo Governo e a melhoria nos processos de trabalho de todos os órgãos e entidades do Estado”, afirmou.

Os gestores dos projetos premiados participarão de uma capacitação sobre Inovação Pública, que ocorrerá em setembro em Boston, nos Estados Unidos.

Mais inovações

O Portal Unificado de Serviços de MT tem uma abrangência que extrapola os limites do Poder Executivo estadual. Além da integração entre bases de dados e sistemas na Plataforma de Governo Digital de MT, o Portal “mt.gov.br” também pode disponibilizar serviços digitais de entidades de quaisquer Poderes ou entes federativos, ou mesmo da iniciativa privada. A ideia é promover um ambiente virtual cada vez maior e mais integrado para o cidadão mato-grossense.

Sobre o IBGP

O Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP) é um Centro de Treinamento focado na capacitação de gestores, auditores e técnicos do setor público brasileiro, com a premissa de colaborar com o aprimoramento da Governança Pública, por meio da formação de profissionais, do incentivo à pesquisa e da integração entre o mercado e entidades governamentais.

A premiação, que completa 10 anos, busca divulgar iniciativas bem-sucedidas e incentivar o desenvolvimento de princípios governamentais que melhorem a eficiência, eficácia e efetividade dos órgãos públicos brasileiros.

Este ano, o Prêmio IBGP recebeu a inscrição de 60 projetos de todo o Brasil – apenas 15 foram selecionados para a premiação.

Fonte: Governo MT – MT

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MATO GROSSO

Dia da Árvore: população pode pegar mudas de árvores em empresas, shoppings e órgãos públicos

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Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, o Programa Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, está promovendo ações de distribuição de mudas em empresas, shoppings e órgãos públicos de Cuiabá para que a população pegue mudas de árvores nativas e frutíferas e plantem onde quiserem. 
 
Nesta quinta-feira (19 de setembro), foram distribuídas mudas na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Senai e Justiça Federal. Ao todo, serão distribuídas mais de 3 mil mudas. 
 
Nessa sexta-feira (20 de setembro), serão distribuídas 300 mudas de jatobá, aroeira, ingá, gonçaleiro e ipê na empresa Carvalima, localizada no Parque Cuiabá, na Capital. 
 
No Shopping Estação também haverá distribuição de 500 mudas aos clientes que estiverem passando pelo centro de compra, no piso G2. Para o gerente de marketing, Deucimar Serra, celebrar o Dia da Árvore em parceria com o Programa Verde Novo é muito gratificante. “Essa ação é de grande importância para o processo de expansão da arborização da nossa cidade e melhoria da qualidade de vida da população. Receber o projeto aqui no shopping acaba facilitando para muitas pessoas que têm interesse em receber mudas de árvores”, destaca. 
 
No Pantanal Shopping, a distribuição será nos dias 20 e 21, das 13h às 21h, na Sala da Sustentabilidade, no piso 1, e no Fraldário, localizado no piso 2, com 500 exemplares de amora, acerola, goiaba e ipê. 
 
A ação tem como finalidade mobilizar a sociedade para o plantio e manutenção de árvores na Capital, visando alcançar índices de arborização satisfatórios que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população, através da redução da sensação térmica e do aumento da umidade relativa do ar. 
 
A gerente de marketing, Daniela Rossi, destaca que “o respeito ao meio ambiente é algo presente em nossa rotina e operações, o que é, posteriormente, transmitido aos lojistas, buscando atender todo o nosso entorno. O Dia da Árvore é apenas uma de várias ações que realizamos para o público, com a visão de que, aos poucos, cada um pode fazer a diferença. O projeto Verde Novo é mais uma vez um grande parceiro. Todos estão convidados para participar”. 
 
#Paratodosverem 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: foto vertical colorida da distribuição de mudas na Sefaz, com uma mulher pegando uma muda que é entregue por um rapaz. Há paredes azuis e teto branco da repartição pública, com uma fila de pessoas escolhendo suas mudas, que estão no chão. 
 
Mylena Petrucelli 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

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