Nesta quarta-feira (2 de agosto) será divulgado novo episódio do programa Por dentro da Magistratura, produzido pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), com apoio da Coordenadoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Nessa 25ª edição, o convidado é o juiz Sebastião de Almeida Arruda, lotado na Turma Recursal do Estado de Mato Grosso.
No bate-papo com o desembargador Marcos Machado, integrante do Conselho Consultivo da Esmagis-MT, e com a jornalista Fernanda Fernandes, o magistrado contou diversas histórias sobre a carreira, dentre elas como foi o início, ainda na década de 90. “Para se ter ideia, o nosso oficial de Justiça era o motorista da caçamba que recolhia o lixo (…). Fizemos um trabalho para explicar o que é Justiça, o que é processo, o que se se trata de autos”, assinalou.
Com ampla experiência em juizados especiais, ele destacou a importância desse ramo da Justiça: atender aos bens jurídicos primários da pessoa humana, “para atender demandas de pouca complexidade, de maneira célere, informal e, preferencialmente, em busca da conciliação.”
O juiz Sebastião Arruda falou ainda sobre sua atuação na Justiça Eleitoral e dos avanços recentes por ela obtido. “A comunicação com a sociedade, a participação do juiz dentro da sociedade, tem permitido uma evolução da Justiça Eleitoral. E vemos isso nas últimas eleições, em que o Tribunal Superior Eleitoral fez massiva companha de esclarecimento aos eleitores”, observou.
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Print de tela colorido onde aparece a imagem do juiz Sebastião Arruda. Ele é um homem branco, que usa óculos de grau e está sorrindo. Veste terno preto, camisa branca e gravata escura. Ao fundo, uma tela em tons terrosos. Na lateral inferior esquerda da imagem aparece a logomarca do programa, em tons de verde.