Connect with us

MATO GROSSO

População de Cuiabá terá centro médico especializado em atendimento infantil

Publicado

em

Cuiabá terá um centro médico especializado em atendimento infantil pelo SUS. A unidade tem previsão de entrega até o final deste ano e será implantada no antigo Pronto-Socorro, com atendimento portas abertas 24 horas.

A ordem de serviço para o início das obras foi assinada nesta terça-feira (15.08) pelo governador Mauro Mendes e a interventora na Saúde de Cuiabá, Danielle Carmona. Com investimentos na ordem de R$ 5,5 milhões, a nova unidade especializada no atendimento às crianças terá nove consultórios e 25 leitos.

“Estamos muito felizes em iniciar mais este desafio. O grande desespero de toda mãe é ver o seu filho com algum problema, ir à uma unidade e não encontrar um especialista. Com essa estrutura nós vamos poder trazer os casos mais graves para cá, evitando que as crianças deixem de receber o tratamento adequado feito por um especialista. Daqui três meses e meio estaremos de volta para a entrega desta unidade”, destacou o governador Mauro Mendes.

A interventora na Saúde de Cuiabá, Danielle Carmona, frisou que as obras já iniciam nesta terça-feira e que toda a área onde funcionava o antigo pronto atendimento na unidade receberá reformas para a implantação do Centro Médico.

“Vamos ampliar a estrutura, que vai ofertar atendimento exclusivo em pediatria com nove consultórios, mais 25 leitos, além de contar com suporte para diagnósticos”, frisou Carmona, acrescentando que a unidade já possui 25 leitos de enfermaria pediátrica para tratamento clínico e cirúrgico em funcionamento e 15 leitos de UTI pediátrica.

Para o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho, o novo Centro Médico será referência no atendimento infantil.

“Este espaço vai resolver um problema de saúde e vai dar mais tranquilidade para as mães que terão um local de referência para o atendimento infantil. Não resta dúvida que é uma obra importante e tem todo o nosso apoio para que seja concluída o mais rápido possível, e possamos entregar para a população cuiabana até o fim do ano”, disse Botelho.

Participaram da assinatura da ordem de serviço os deputados estaduais Max Russi, Paulo Araújo e Chico Guarnieri, os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), Jefferson Neves (Cultura, Esporte e Lazer), Laice Souza (Comunicação), Gilberto Figueiredo (Saúde), o comandante-geral da Polícia Militar, Alexandre Mendes, e vereadores da Capital.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Centro de Solução de Conflitos da Fazenda Pública otimiza resolução de demandas

Publicado

em

Por

Problemas com alvará municipal, remunerações de servidores públicos, questões tributárias ou até mesmo uma pendência na hora de fazer a transferência do veículo são alguns problemas que podem ser solucionado por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Fazenda Pública. O serviço, do Poder Judiciário de Mato Grosso, atende demandas tanto na fase que antecede a abertura de um processo, quanto na ocasião em que ele já está instaurado. O cidadão que recorre a este serviço é beneficiado com resultados ágeis e eficazes. 
 
“Quaisquer questões que necessitem de uma pronta solução, que trazem um litígio, que tem uma pendência a ser resolvida, o cidadão pode procurar o Cejusc da Fazenda Pública. Lá, ele poderá tratar do assunto e tentar resolvê-lo no âmbito da consensualidade”, detalha o juiz Bruno D´ Oliveira Marques, da Vara Especializada em Ações Coletiva de Cuiabá. 
 
A opção pelo Cejusc elimina o trâmite processual tradicional que envolvem contestações, audiência de instrução, sentença judicial e inúmeros recursos que podem durar anos. 
 
Para acessar o serviço, o cidadão pode procurar o Cejusc da Fazenda Pública presencialmente no Fórum de Cuiabá, das 12h às 19h. O contato também pode ser via mensagem de texto (65 9 9332-0122) ou e-mail (cejusc.fazendapublicacba@tjmt.jus.br). Nesses canais, o cidadão ou advogado relatam o problema. O Cejusc da Fazenda Pública tem competência em todo o estado de Mato Grosso. 
 
Quando o relato é inicial, a questão pode ser resolvida já na fase pré-processual. Neste caso, as partes envolvidas são chamadas para uma audiência de conciliação, momento em que irão dialogar e tentar resolver. Se a conflito for pacificado, o juiz homologa o termo de conciliação e o problema fica resolvido.
 
“Em se tratando de reclamações pré-processuais, sempre se recomenda que o cidadão esteja acompanhado de um advogado, mas não é obrigatório. Ele pode fazer essa reclamação, sem estar assistido no âmbito pré-processual por advogado. Ele encaminha essa reclamação e nossos colaboradores irão auxiliá-lo”, explica o magistrado.
 
Já nas situações em que o conflito está na fase processual, quando o caso não é encaminhado pelo próprio magistrado de origem, uma das partes precisa requerer o auxílio do Cejusc da Fazenda Pública. “O advogado ou o cidadão, que tem uma demanda, pode solicitar a remessa dos autos ao Cejusc da Fazenda Pública da Capital”. 
 
Com o processo transferido para o Cejusc, as partes serão direcionadas para audiência de conciliação e o problema poderá ser resolvido em questão de horas. “A conciliação encurta o caminho para que o conflito possa ser resolvido. É um dos métodos mais eficiente, mais célere, a fim de que o cidadão tenha as suas queixas, os seus problemas solucionados”, defende o juiz Bruno D´Oliveira Marques.
 
Rádio TJMT  – Para conhecer mais sobre a atuação do Cejusc da Fazenda Pública e outros serviços da Justiça de Mato Grosso, acesse a Rádio TJMT.
 
 
Priscilla Silva
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora