A população da cidade de Santa Rita do Trivelato (445 km de Cuiabá) já pode contar com o Ponto de Inclusão Digital (PID). A unidade entrou em funcionamento nessa segunda-feira (13 de maio) e oferece vários serviços do Poder Judiciário de Mato Grosso.
O Ponto de Inclusão Digital, que funciona dentro da Prefeitura de Santa Rita do Trivelato, foi estruturado e equipado com computadores conectados na rede de internet e impressora. A unidade representa um avanço significativo para os moradores locais, que agora vão conseguir resolver questões judiciais de forma mais rápida e eficiente, sem a necessidade de percorrer os cerca de 105 km até o Fórum da Comarca de Nova Mutum.
Na sala de atendimento, uma servidora municipal está disponível para prestar assistência técnica aos cidadãos que buscam pelos serviços, incluindo a participação em audiências processuais e pré-processuais de maneira remota, além da consulta de informações processuais e atendimento telepresencial pelas secretarias e gabinetes das duas varas, do Juizado Cível e Criminal.
O Ponto de Inclusão Digital fica localizado na Av. Flávio Luiz, nº 2640, Paço Municipal, em Santa Rita do Trivelato-MT e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo fone (65) 98116-3077 ou e-mail: pid@santaritadotrivelato.mt.gov.br.
A Resolução nº. 508 de 22/06/2023, que dispõe sobre a instalação de Pontos de Inclusão Digital pelo Poder Judiciário, é um aperfeiçoamento da Recomendação 130/2022, que prevê a criação de Pontos nos tribunais de todo o país, especialmente nos municípios que não sejam sede de nenhuma unidade judiciária. A ação visa ampliar o acesso à justiça e viabilizar os mais variados serviços de utilidade pública aos cidadãos que moram distantes das Comarcas.
Inauguração – Uma solenidade, realizada na última sexta-feira (10 de maio), contou com a participação juíza e diretora do Fórum de Nova Mutum, Ana Helena Alves Porcel Ronkoski, e a gestora geral Ronise de Almeida Sabadin, o prefeito municipal, Egon Hoepers, além de demais autoridades e servidores que prestigiaram a inauguração do PID.
Com a instalação do (PID) em Santa Rita do Trivelato, o TJMT totaliza 10 unidades em seis municípios:
Comarca de Várzea Grande
Nossa Senhora do Livramento
Comarca de Chapada dos Guimarães
Distrito de Nova Brasilândia
Distrito de Planalto da Serra
Comarca Nova Monte Verde
Nova Bandeirantes
Comarca Paranatinga
Gaúcha do Norte
Comarca de Sorriso
Distrito de Boa Esperança do Norte
Distrito de Caravagio
Distrito de Primavera
Ipiranga do Norte
Comarca de Nova Mutum
Santa Rita do Trivelato
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: a imagem mostra a sala Ponto de Inclusão Digital. O local possui paredes brancas, uma mesa central de reunião na cor marrom, com oito cadeiras pretas, um painel com uma televisão preta e uma mesa de escritório com um computador e impressora. Foto 2: a imagem mostra um grupo de 13 pessoas, são quatro mulheres e nove homens, dentro da sala do Ponto de Inclusão Digital.
Carlos Celestino / Fotos: Ismael Roberto
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT