POLÍCIA

Policiais do Bope simulam resgate de reféns em shopping de Cuiabá

Publicado

em

Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) participaram de uma simulação de resgate de reféns durante treinamento, na manhã desta quarta-feira (25.04), em um shopping localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), em Cuiabá.

O treinamento ocorreu em uma ocorrência de roubo com cinco reféns no interior de uma joalheria do centro comercial. Na ação, toda a equipe tática se posicionou e agiu como em uma situação real. Policiais do 3º Batalhão da Polícia Militar (PM-MT), os primeiros a chegarem ao local, acionaram o Bope que, em cerca de sete minutos, chegou. A equipe especializada fez o cerco e começou o trabalho de negociação para libertar os reféns.

O Batalhão empregou nesta ação um grupo de 16 policiais da Unidade de Intervenção Tática e contou com negociadores e atiradores de elite.

O negociador da operação, major do Bope Carlos Evane, destaca que o principal objetivo é encontrar uma solução favorável para todos, ou seja, que os criminosos libertem os reféns, se entreguem e todos saiam ilesos.

“O negociador é o diplomata do caos. Em um curto período de tempo, tem a função de mudar o comportamento de uma pessoa que, muitas vezes, é resistente e agressiva”, assinala o oficial especializado.

Ele ainda conta que nesse tipo de situação a atividade policial especializada é desenvolvida em dois níveis. No primeiro, a atuação é no sentido de avaliar o protocolo e os sistemas de segurança do local, enquanto no segundo ocorre o emprego de técnicas necessárias e específicas para situações extremas.

Com esse tipo de treinamento, conforme observa o oficial, os policiais se aperfeiçoam para o atendimento efetivo das ocorrências reais.

De acordo com o comandante do Bope, coronel José Nildo da Silva Oliveira, a encenação é uma oportunidade de o Batalhão demonstrar e colocar em prática tudo o que os policiais vêm apreendendo ao longo de anos.

Fonte: PM MT – MT

Copyright © 2022 Oeste News