Connect with us

POLÍCIA

Policiais do Bope simulam resgate de reféns em shopping de Cuiabá

Publicado

em

Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) participaram de uma simulação de resgate de reféns durante treinamento, na manhã desta quarta-feira (25.04), em um shopping localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), em Cuiabá.

O treinamento ocorreu em uma ocorrência de roubo com cinco reféns no interior de uma joalheria do centro comercial. Na ação, toda a equipe tática se posicionou e agiu como em uma situação real. Policiais do 3º Batalhão da Polícia Militar (PM-MT), os primeiros a chegarem ao local, acionaram o Bope que, em cerca de sete minutos, chegou. A equipe especializada fez o cerco e começou o trabalho de negociação para libertar os reféns.

O Batalhão empregou nesta ação um grupo de 16 policiais da Unidade de Intervenção Tática e contou com negociadores e atiradores de elite.

O negociador da operação, major do Bope Carlos Evane, destaca que o principal objetivo é encontrar uma solução favorável para todos, ou seja, que os criminosos libertem os reféns, se entreguem e todos saiam ilesos.

“O negociador é o diplomata do caos. Em um curto período de tempo, tem a função de mudar o comportamento de uma pessoa que, muitas vezes, é resistente e agressiva”, assinala o oficial especializado.

Ele ainda conta que nesse tipo de situação a atividade policial especializada é desenvolvida em dois níveis. No primeiro, a atuação é no sentido de avaliar o protocolo e os sistemas de segurança do local, enquanto no segundo ocorre o emprego de técnicas necessárias e específicas para situações extremas.

Com esse tipo de treinamento, conforme observa o oficial, os policiais se aperfeiçoam para o atendimento efetivo das ocorrências reais.

De acordo com o comandante do Bope, coronel José Nildo da Silva Oliveira, a encenação é uma oportunidade de o Batalhão demonstrar e colocar em prática tudo o que os policiais vêm apreendendo ao longo de anos.

Fonte: PM MT – MT

Continue Lendo

POLÍCIA

PRF Realiza Escolta de Autoridades Durante Reuniões do G20 em Mato Grosso

Publicado

em

Por

APolícia Rodoviária Federal (PRF) participou da escolta de autoridades durante as reuniões do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20, realizadas de 10 a 14 de setembro em Chapada dos Guimarães, Mato Grosso. Sob a presidência pro tempore do Brasil, o evento reuniu representantes de diversas nações para discutir temas cruciais para a agricultura mundial, como segurança alimentar, práticas sustentáveis, inovação tecnológica e adaptações às mudanças climáticas.

Para garantir a segurança e a fluidez do trânsito, a PRF e a Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) trabalharam em conjunto, empenhando 19 batedores da PRF e 16 da PMMT. Juntas, as equipes realizaram a escolta de 20 autoridades ao longo dos seis dias de atividades, assegurando que os compromissos fossem cumpridos com eficiência e segurança

A presença da PRF neste evento internacional reflete não apenas o compromisso do Brasil com a segurança dos visitantes, mas também a importância das discussões promovidas pelo G20, que visam fortalecer a cooperação global em um dos setores mais essenciais para o futuro do planeta.

Fonte: PRF – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora