Dois investigadores lotados na Delegacia Especializada do Meio Ambiente ¿representaram Mato Grosso no seminário Estratégias para o Combate ao Crime Ambiental na Amazônia, promovido pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa). O evento, que reuniu profissionais da área de meio ambiente, foi realizado ¿na semana passada, na sede do Ministério Público de Rondônia, na cidade de Porto Velho (RO).
O evento foi uma ação complementar ao curso “Combate ao Crime Ambiental na Amazônia Legal”, organizado pelo projeto Amazônia em Foco e executado pela Abrampa, nos meses de maio a junho e capacitou servidores das polícias civis e militares dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins para atuação no combate aos ilícitos ambientais na Amazônia Legal.
Entre os representantes de Mato Grosso, estavam os investigadores da Dema, Luiz Carlos da Silva Filho e Valdete Martins Silva, o comandante do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental – Ten Cel PM Fagner Augusto do Nascimento.
O seminário foi aberto com a fala da Promotora de Justiça do Ministério Público da Bahia e coordenadora do projeto da Abrampa Amazônia em Foco, Cristina Seixas Graça, que destacou a importância do evento para promover a atuação planejada, estratégica e articulada das polícias Federal, Militar e Civil com o Ministério Público na defesa do bioma amazônico.
O evento contou com as participações do procurador-geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, do promotor de Justiça Pablo Hernandez Viscard, com a presença do promotor de Justiça e diretor da Escola Superior do Ministério Público de Rondônia, Marcelo Lima de Oliveira, e da coordenadora jurídica do projeto Amazônia em Foco, Aidee Maria Moser, e demais autoridades.
A capacitação tem como objetivo fortalecer a rede de proteção da Amazônia e favorecer o intercâmbio de estratégias de atuação conjunta. Os temas abordados foram: desafios da investigação criminal na Amazônia; casos emblemáticos e experiências exitosas em ações no combate aos crimes ambientais na Amazônia; estratégias de investigação em crimes ambientais conexos com lavagem de capitais, organização criminosa e outros ilícitos e possibilidades de investigação criminal com a utilização de ferramentas tecnológicas.
As ações realizadas pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente de Mato Grosso, coordenada pela Delegada Titular Liliane de Souza Santos Murata Costa, juntamente ao Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental sob o comando do Ten Cel PM Fagner Augusto do Nascimento, foram bastante elogiadas e reconhecidas entre os participantes do evento, como referência no combate aos crimes ambientais na Amazônia.
O seminário foi encerrado com a criação de um documento que reuniu propostas de atuação conjunta e que será enviado aos PGJ’S, Comandantes da Polícia Militar e Diretores da Polícia Civil dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins.