Connect with us

POLÍCIA

Policiais civis de MT são capacitados em Curso de Inteligência de Fiscalização Ambiental

Publicado

em

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), participaram da 5ª edição do Curso Básico de Inteligência de Fiscalização Ambiental (CBI), realizado entre os dias 21 a 25 de agosto, em Brasília (DF). O evento reuniu servidores de órgãos federais e estaduais ligados à proteção do meio ambiente de todo país.

O curso, realizado entre os dias 21 a 25 agosto, buscou capacitar servidores de instituições envolvidas na fiscalização e controle de práticas lesivas ao meio ambiente em noções básicas de inteligência, contrainteligência e operações de inteligência.

Três policiais civis de Mato Grosso estiveram presentes no evento, entre eles, a delegada titular da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), Liliane Murata e dois investigadores lotados na especializada.

O CBI é realizado pela Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro), em conjunto com a Diretoria de Planejamento, Administração e Logística (Diplan) e organizado pela Coordenação de Inteligência Ambiental (Coint) e pela Coordenação de Educação Corporativa (Ceduc).

A capacitação conta com apoio do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), por meio do projeto de Fortalecimento da Resposta do Sistema de Justiça Criminal aos Crimes Florestais (CRIMFLO), implementado com o apoio do Escritório Internacional Antidrogas e de Aplicação da Lei (INL) do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Órgãos participantes:

Além de servidores do Ibama, participam da turma servidores dos seguintes órgãos federais e estaduais: Agência Estadual de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco (CPRH); Força Aérea Brasileira (FAB); Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); Instituto Água e Terra do Estado do Paraná (IAT); Instituto Brasília Ambiental do Distrito Federal (Ibram); Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (Inema); Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins); Instituto Estadual do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (Inea); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); Polícia Civil do Estado do Amazonas (PC/AM); Polícia Judiciária Civil do Estado do Mato Grosso (PJC/MT); Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Estado do Amapá (Sema/AP); Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Estado do Amazonas (Sema/AM); Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Goiás (Semad); Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Minas Gerais (Semad/MG); Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (Semas/PA); e Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil).

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo

POLÍCIA

PRF Realiza Escolta de Autoridades Durante Reuniões do G20 em Mato Grosso

Publicado

em

Por

APolícia Rodoviária Federal (PRF) participou da escolta de autoridades durante as reuniões do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20, realizadas de 10 a 14 de setembro em Chapada dos Guimarães, Mato Grosso. Sob a presidência pro tempore do Brasil, o evento reuniu representantes de diversas nações para discutir temas cruciais para a agricultura mundial, como segurança alimentar, práticas sustentáveis, inovação tecnológica e adaptações às mudanças climáticas.

Para garantir a segurança e a fluidez do trânsito, a PRF e a Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) trabalharam em conjunto, empenhando 19 batedores da PRF e 16 da PMMT. Juntas, as equipes realizaram a escolta de 20 autoridades ao longo dos seis dias de atividades, assegurando que os compromissos fossem cumpridos com eficiência e segurança

A presença da PRF neste evento internacional reflete não apenas o compromisso do Brasil com a segurança dos visitantes, mas também a importância das discussões promovidas pelo G20, que visam fortalecer a cooperação global em um dos setores mais essenciais para o futuro do planeta.

Fonte: PRF – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora