Ações da Polícia Penal resultaram na apreensão de 66 aparelhos celulares e diversas porções de entorpecentes na Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), em Rondonópolis (212 km de Cuiabá), após interceptação de três drones entre os dias 31 de julho e 12 de agosto.
Neste mesmo período, também foram realizadas três operações com intuito de reforçar a fiscalização interna e externa na unidade prisional.
A ação mais recente ocorreu entre o último sábado (10) e esta segunda-feira (12). Denominada Operação “Final de Semana”, resultou na apreensão de dois tabletes de maconha de 955 gramas, oito aparelhos celulares, cinco carregadores, cinco cabos USB, quatro fones de ouvido, quatro adaptadores, dez fios de antena para celular, além de itens para reparo de celulares. Todo o material ilícito foi lançado por um drone.
Ainda durante a força-tarefa, os policiais realizaram uma revista em uma das celas da penitenciária, onde apreenderam 11 porções de maconha, duas porções de pasta base, uma de cocaína, dois celulares, um carregador e dois chips.
Nos dias 7 e 8 de agosto, a Polícia Penal deflagrou a operação “Desforra” e interceptou um drone enquanto sobrevoava a penitenciária transportando quatro aparelhos celulares. Também houve uma varredura minuciosa nas celas, no saguão e nos solários do Raio II, para retirar materiais ilícitos.
Durante a revista, os detentos foram escoltados até a quadra esportiva para que a operação pudesse ser conduzida com segurança. Como resultado da ação, foram apreendidos 20 aparelhos celulares, 15 carregadores completos, 17 chips, um carregador portátil, 10 porções de cocaína de diversos tamanhos e uma balança de precisão.
Entre os dias 31 de julho e 1º de agosto, os policiais interceptaram um drone que sobrevoava a penitenciária carregando um tablete de maconha de 500 gramas, um telefone celular e uma garrafa de uísque destinados aos reeducandos. Esta ação aconteceu durante a operação “Noite Adentro”.
Os policiais também fizeram uma varredura nas celas para retirar mais materiais ilícitos. Ao todo, foram apreendidos um drone, um tablete de maconha, cinco porções menores da droga, 37 celulares smartphones, quatro carregadores portáteis, 31 cabos, uma máquina para fazer tatuagem, uma garrafa de uísque e uma vara de pescar retrátil.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) localizou, na tarde desta quinta-feira (21.11), o corpo de uma mulher de 21 anos, vítima de afogamento no Rio Teles Pires, nas proximidades da ponte da MT-222, na zona rural de Sinop (a 443 km de Cuiabá).
A mulher estava desaparecida desde a manhã de quarta-feira (20.11), quando a equipe do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4º BBM) foi acionada por uma testemunha para o resgate. A testemunha relatou que a vítima saltou de uma plataforma flutuante para o rio, emergiu brevemente com os braços para cima e, em seguida, submergiu, não sendo mais vista.
Imediatamente, os bombeiros militares se deslocaram até o local e iniciaram as buscas subaquáticas no ponto indicado como local do afogamento. Os mergulhadores realizaram buscas durante o dia, mas não obtiveram sucesso, retornando nesta quinta-feira para dar continuidade às operações.
O corpo foi encontrado a aproximadamente 6 km do último ponto de avistamento, boiando no rio. Os bombeiros militares retiraram a vítima da água e a conduziram até as margens do rio, onde o corpo foi entregue à Politec para os procedimentos legais. A Polícia Civil também foi acionada.