A Polícia Militar de Mato Grosso reuniu mais de três mil atletas durante a 24ª Corrida Homens do Mato, na manhã deste domingo (17.11), em Cuiabá. A competição, que teve largada e chegada a sede do Quartel do Comando Geral teve como tema a luta contra o feminicídio, por meio da campanha “Juntos, somos a voz de quem precisa de ajuda”.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, parabenizou toda a organização do evento, destacando o apoio do tema do combate à violência doméstica. A primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes, foi nomeada como a madrinha da 24ª Corrida Homens do Mato, pelos excelentes serviços prestados à assistência social em todo o Estado.
“A primeira-dama do Estado teve uma grande sacada ao trazer um tema de combate ao feminicídio, para que homens e mulheres pudessem denunciar esse crime tão violento na nossa sociedade, que ocorre dentro de casa. Precisamos apoiar as mulheres para denunciarem esses crimes e principalmente buscar ajuda. Nosso Estado possui todos os meios para garantia do direito e preservação da vida das mulheres”, afirmou o comandante-geral.
De acordo com o coronel Mendes, a corrida Homens do Mato é um dos eventos mais esperados do calendário esportivo em Mato Grosso, pois é uma oportunidade de integrar a sociedade com a Polícia Militar.
“A corrida Homens do Mato é uma das maiores corridas de Mato Grosso e muito aguardada no nosso calendário esportivo. O esporte traz auto estima, mais vigor físico e queremos aproximar a Polícia Militar com a sociedade, que é uma grande parceira na garantia da ordem e segurança. A corrida já é um sucesso. O que mais importa é essa integração, união de esforços das pessoas para com a nossa instituição”, destacou.
A gerente de Setor Financeiro, Sandra Rosa, de 38 anos, foi a primeira colocada no trajeto de cinco quilômetros. Ela comentou que um dos maiores desafios durante o percurso foi a subida. “O trajeto foi um pouco de subida, mas foi muito bom. Boa organização, muitos pontos de água, tudo tranquilo. Gostei muito do evento e já estou na expectativa para o próximo ano”.
A empresária Gabriela Fagundes, de 50 anos, também enalteceu a organização do evento. “A prova foi maravilhosa, sem erros, água suficiente para todo mundo. Foi tudo muito perfeito. A Polícia Militar está de parabéns pela organização”,
O engenheiro civil Vinicius Mesquita, de 50 anos, comemorou o percurso da prova e com o clima bastante favorável. “Eu achei a prova fantástica, um percurso desafiador, o clima estava legal. Foi muito bom mesmo. Mais uma vez a Polícia Militar fazendo excelente trabalho e promovendo um evento muito organizado para toda família.
Corrida Homens do Mato Kids
Na tarde deste sábado (16.11), foi realizada a corrida Homens do Mato Kids, que contou com mais de 200 atletas mirins. No evento, diversas unidades especializadas da Polícia Militar como a Cavalaria, Bope, Batalhão Ambiental, Força Tática, Rotam e Raio expuseram um pouco da rotina e dos equipamentos realizados durante o patrulhamento tático e ostensivo. Durante o percurso, repleto de desafios, as crianças puderam passar por rampas, pistas de pneus, se rastejaram na terra, com muita alegria e diversão.
Percurso
A largada e chegada ocorreu na sede do Quartel do Comando Geral, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça no CPA I. O percurso de cinco quilômetros seguiu pela avenida, passando pelo Fórum da Capital até o retorno na Avenida Desembargador Milton Figueiredo Ferreira Mendes.
Já o percurso de dez quilômetros também seguiu pela avenida, passando pelo Fórum da Capital, Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a sede da Justiça do Trabalho, seguindo pela Avenida Dr. Hélio Ribeiro, Rua G até o Quartel do Comando Geral. Houve postos de hidratação e apoio médico a cada 2,5 quilômetros, bem como na chegada e largada da corrida dando total apoio aos competidores.
O período de chuvas em Mato Grosso iniciou em outubro e seguirá até o mês de abril. Neste período, acende o alerta para o aumento de picadas de animais peçonhentos, como serpentes, escorpiões e aranhas. Diante disso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) orienta a população sobre quais as medidas adequadas em caso de contato com estes animais.
Animais peçonhentos são aqueles que produzem veneno e têm condições naturais para injetá-lo em presas ou predadores. Além das serpentes, escorpiões e aranhas, também se enquadram em animais peçonhentos as abelhas, vespas, marimbondos, lacraias e arraias.
Um dos animais que mais surgem no período chuvoso é o escorpião. Segundo dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), em 2023 foram notificados 1.673 acidentes com escorpiões em Mato Grosso. Neste ano, de janeiro a 8 de novembro, já foram registrados 1.066 acidentes no Estado.
A picada de um animal peçonhento pode causar irritação, dor e inflamação na pele. Em alguns casos, pode até mesmo apresentar complicações e risco de morte.
Por isso, é importante adotar medidas para evitar o contato com esses animais e procedimentos de emergência em casos de acidente.
Veja as orientações:
Em caso de acidente com animal peçonhento, busque atendimento médico imediatamente, de preferência hospitalar;
Informe ao profissional de saúde o máximo possível de características do animal, como: tipo, cor, tamanho, entre outras (se possível registro fotográfico para facilitar a soroterapia específica);
Se possível e caso não atrase a ida do paciente ao atendimento médico, lave o local da picada com água e sabão (exceto em acidentes por águas-vivas ou caravelas);
Mantenha a vítima em repouso e com o membro acometido elevado até a chegada ao pronto-socorro;
Em acidentes nas extremidades do corpo, como braços, mãos, pernas e pés, retire acessórios que possam levar à piora do quadro clínico, como anéis, fitas amarradas e calçados apertados.
O que não fazer?
Não fazer torniquete ou garrote, não furar, cortar, queimar ou espremer o local da picada;
Não fazer a sucção no local da ferida;
Não aplicar qualquer substância sobre o local da picada, nem fazer curativos que fechem o local, pois isso pode favorecer infecções.
Medidas de prevenção:
Examinar calçados e roupas antes de usá-las para verificar se há algum animal escondido;
Usar calçados adequados e luvas para atividades em jardins e quintais;
Vedar buracos em paredes, forros e assoalhos para evitar a entrada destes animais;
Evitar deixar sapatos do lado de fora e pendurar roupas fora de armários;
Limpar regularmente os quintais, janelas, rodapés e não acumular lixo orgânico e entulhos;
Combater a proliferação de insetos como baratas e cupins, pois atraem escorpiões.
Em caso de emergência, contate imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) ou o Corpo de Bombeiros (193).