A Polícia Militar reforçou, a partir desta sexta-feira (07.07), o policiamento na região central de Cuiabá para a 16ª edição do evento Liquida Centro 2023. A ação ocorre até o próximo dia 16 de julho.
A expectativa é que a região receba um público de até 100 mil pessoas por dia. Com isso, a Polícia Militar, por meio da 21ª Companhia Independente (Cia Centro), intensificará o patrulhamento, com objetivo de coibir crimes de roubos, furtos e outras práticas criminosas.
De acordo com o comandante da 21ª Companhia Independente, tenente-coronel Sadá Ribeiro Parreira, o reforço visa garantir o estado de tranquilidade e ordem pública dos clientes e empresários da região, inibir ações delituosas, além de identificar e realizar prisão de infratores.
Ao todo serão empregados 40 policiais militares e 15 viaturas, entre unidades do Raio, Força Tática, Regimento de Policiamento Montado, Batalhão de Trânsito e agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública.
Os militares ficarão nos pontos de maiores circulações de pessoas, nos calçadões Ricardo Franco e Galdino Pimentel, Antonio Maria e travessa João Dias e Antonio João, e na Rua 13 de Junho. Também haverá pontos nas praças Bispo Dom José, Maria Taquara, Ipiranga, República, e na Alencastro com a Rua Cândido Mariano.
“Além do policiamento ostensivo a pé, também serão realizadas operações com barreiras policiais em pontos estratégicos da região, diuturnamente, durante todos os dias do evento. Esse é um policiamento que já ocorre na Capital e que será ainda mais reforçado a partir de mais viaturas na região”, afirma.
Conforme o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Tecidos de Mato Grosso (Sincotec-MT), Sérgio Ricardo Antunes, nesta edição o Liquida Centro conta com 30% a mais de lojistas comparado ao ano passado e com lojas abertas até às 21 horas.
“A forte adesão dos lojistas deve contribuir para o aumento nas vendas neste período e, com isso, haverá um grande movimento de pessoas na região. O público que prestigiar o evento encontrará lojas abertas até às 21 horas. Além disso, é muito importante essa parceria da Polícia Militar em garantir a segurança dos consumidores e empresários nestes dias”, destacou.
O empresário William Ribeiro, proprietário de uma empresa voltada para o público infantil, disse se sentir mais tranquilo com o policiamento reforçado na região. “Serão dias de grande movimento e, consequentemente, também haverá circulação de pessoas para cometer crimes, então é muito importante esse reforço para nós lojistas e clientes para que possamos nos sentir mais seguros”.
Na tarde desta quinta-feira (21), por volta das 14h20, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um ônibus de passageiros na BR-364, km 211, em Rondonópolis (MT). O veículo seguia a linha Cascavel (PR) – Rio Branco (AC).
Durante a fiscalização, dois viajantes, uma mulher de 24 anos e um homem de 20 anos, chamaram a atenção por não responderem a questionamentos simples sobre o motivo da viagem, a origem e o destino. Eles informaram que residiam em Jaciara (MT), estavam vindo de Dourados (MS).
Ao verificar a bagagem registrada nas passagens, os policiais localizaram, no compartimento de carga do coletivo, 217 dispositivos eletrônicos de fumar, além de três resistências e 10 essências.
Esses itens, conhecidos como cigarros eletrônicos, têm comercialização e importação proibidas no Brasil, conforme a Resolução RDC nº 855/2024 da Anvisa, o que configura, em tese, o crime de contrabando.
Os dois passageiros foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis para os procedimentos cabíveis.