A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na manhã desta segunda-feira (21.08), a aula inaugural do 3º Curso de Especialista de Escolta e Batedor Motorizado. A solenidade aconteceu no auditório do Quartel do Comando-Geral da PMMT, em Cuiabá. A função do escolta e batedor é garantir a fluidez do trânsito e a segurança do deslocamento de autoridades, delegações e comitivas em grandes eventos.
O curso será realizado por meio do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran) e a turma composta por 19 alunos do Batalhão de Trânsito e Companhia de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) da PMMT, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército Brasileiro, Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Durante 45 dias, esses alunos passarão por 11 disciplinas com conteúdos teóricos e práticos, voltados à escolta e batedor. O curso tem carga horária prevista de 250 horas/aula.
O comandante-geral da PMMT, coronel Alexandre Corrêa Mendes, deu as boas-vindas aos alunos e ressaltou o importante papel do curso para os ensinamentos da função de batedor e a confiança e parceria de instituições vizinhas, que trazem militares para serem capacitados em Mato Grosso.
“Desejo que todos os alunos sejam bem-vindos, em especial os alunos de outros Estados e outras instituições. Tenho plena consciência que nesses 45 dias todos vocês irão ganhar um amplo conhecimento para desempenharem essas funções, com muita técnica, disciplina e eficiência, pois é assim que as capacitações da Polícia Militar são realizadas”, ressaltou o coronel Mendes.
O comandante do Batalhão de Trânsito, tenente-coronel Adão César Rodrigues Silva, destacou que são os batedor e escolata que planejam as rotas, oferecem a segurança e resguardam as pessoas e eventos. “Este curso da Polícia Militar tem se tornado referência em todo o território nacional, devido a sua técnica apurada na capacitação. Aos alunos, desejo o máximo de proveito possível, aproveitem a experiência e se dediquem ao máximo”, pontuou o tenente-coronel.
A aula inaugural do curso foi uma palestra com o tema: “Atividades de escolta e batedor no Estado de Mato Grosso”, ministrada pela secretária de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), tenente-coronel Grasiele Bugalho, que também comandou o Batalhão de Trânsito, no ano de 2013, e possui em sua formação o curso de escolta e batedor.
Em sua palestra, a tenente-coronel Grasiele relembrou o período em que esteve à frente da unidade e repassou os conhecimentos adquiridos aos alunos. “Também fui aluna do curso em um momento especial na instituição, que estava se preparando para a Copa do Mundo de 2014. Conseguimos capacitar todos os policiais, na época, e fizemos um excelente evento, com muita segurança, e é sobre esse legado de superação que venho falar aos alunos. Mostrar que uma equipe com um objetivo em comum sempre próspera e que vamos evoluir para servir a sociedade mato-grossense”, finalizou.
Também estiveram presentes na aula inaugural a comandante-geral adjunta da PMMT, coronel Francyanne Siqueira Chaves; o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMMT, coronel Januário Batista; o comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), coronel Antônio Gilvando Souza; e o corregedor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), coronel PM Juliano Chiroli.
Um homem de 43 anos investigado por crimes de estupro de vulnerável praticados contra duas vítimas teve o mandado de prisão cumprido pela Polícia Civil, nesta sexta-feira (08.11), em investigações conduzidas pela Delegacia de Paranaíta.
A prisão integra os trabalhos da Operação Hagnos, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em todo o país com foco no cumprimento de mandados com foco no combate à violência contra crianças e adolescentes.
Entre as vítimas do investigado estão sua enteada e uma outra criança de 10 anos de idade.
As investigações conduzidas pela Delegacia de Paranaíta iniciaram no dia 30 de outubro após a mãe da menor flagrar o companheiro abuscando de sua filha. Na ocasião, o suspeito conseguiu fugir, evitando a sua prisão em flagrante.
Durante as investigações, foi constatado que além de ter abusado da enteada, o investigado havia estuprado outro menor. Diante dos fatos, a delegada Paula Moreira representou pelo mandado de prisão preventiva do suspeito, que foi deferida pela Justiça e cumprida nesta sexta-feira (08).
Após ter a ordem de prisão cumprida, o suspeito foi conduzido à delegacia para as providências cabíveis, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.