Connect with us

MATO GROSSO

Polícia Militar realiza aula inaugural 9º Curso de Operações Rotam para 67 militares

Publicado

em

A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na tarde desta quinta-feira (19.09), a aula inaugural do 9º Curso de Operações Rotam (COR), em Cuiabá. A solenidade de abertura contou com a presença dos 67 policiais militares de Mato Grosso e Rondônia, que fazem parte da turma.

O Curso de Operações Rotam é ministrado pelo Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel e tem duração prevista de 90 dias. O curso tem como objetivo instruir os alunos para adquirirem conhecimento teórico e prático sobre as padronizações de ações de patrulhamento tático, apresentando instruções necessárias para o emprego eficiente das equipes policiais voltadas a este tipo de trabalho policial.

O comandante do Batalhão Rotam, tenente-coronel Tiago Costa Gomes, ressaltou que o curso tem grande importância para o combate ao crime organizado, por ser uma capacitação formadora onde os alunos serão multiplicadores dos conhecimentos e fiscalizadores da correta execução do policiamento tático.

“Estamos com militares de todos os comandos regionais fazendo parte da turma e isso é reflexo da preocupação da nossa instituição em capacitar os policiais militares, na busca da garantia da segurança pública em todo o Estado e no combate às facções criminosas”, destacou o comandante.

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, enfatizou que o curso é um dos mais importantes da instituição e desejou que os alunos tenham sucesso durante os meses de aprendizado.

“Sabemos que é um curso forte, desgastante, um dos mais difíceis da nossa instituição, mas desejo que todos os alunos tenham sucesso nesta nobre missão, se formando e se tornando fortalecidos em mais um método de combate à criminalidade, de forma mais capacitada e eficaz, retornando esses ensinamentos para a defesa da nossa sociedade”, declarou o comandante-geral.

A aula inaugural contou ainda com a presença do comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel Régis Braguin Silvério, que ministrou uma palestra com o tema: “A importância do patrulhamento tático no combate às facções criminosas”. Em sua fala, o coronel Braguin agradeceu o convite feito pela Rotam e elogiou a parceria entre as instituições militares, enaltecendo a história e o trabalho realizado pela PMMT.

“Quero agradecer essa oportunidade e esse convite de estar com a Polícia Militar de Mato Grosso, que é uma referência para o nosso Estado. Sabemos que todas as ações positivas feitas em Rondônia são reflexos de ensinamentos adquiridos aqui em Mato Grosso, com toda essa eficiência que a Polícia Militar daqui tem”, finalizou o coronel.

O Curso de Operações Rotam teve sua primeira edição realizada no ano de 2006 e a mais recente finalizada em novembro de 2021. Em todas as edições, 224 policiais militares de Mato Grosso e Estados vizinhos foram formados no curso, recebendo o título de “Águias de Rotam”.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Sisplan é apresentado na Bahia e desperta interesse de vários MPs

Publicado

em

Por

Apresentado nesta quinta-feira (19), no 1º Congresso Nacional de Gestão Estratégica, o Sistema de Planejamento e Gestão (Sisplan) do Ministério Público do Estado de Mato Grosso já despertou o interesse de cinco unidades do Ministério Público Brasileiro. O feedback ocorreu logo após a apresentação realizada pela subprocuradora-geral de Planejamento e Gestão, Hellen Uliam Kuriki, e pela chefe do Departamento de Planejamento e Gestão do MPMT, Annelyse Cristine Cândido Santos.

“Fiquei extremamente satisfeita com a recepção do Sisplan. Integrantes de várias unidades do Ministério Público nos procuraram e cinco já formalizaram o interesse em ter acesso ao sistema para implementação nos seus estados”, comemorou a subprocuradora-geral de Planejamento e Gestão do MPMT.

O Sisplan foi projetado para garantir o cumprimento dos objetivos estratégicos do ciclo de Planejamento Institucional 2024-2027, com foco na perspectiva de Processos. Além de permitir o gerenciamento da estratégia institucional, o sistema possibilita a otimização do trabalho realizado pelos integrantes da instituição.

Conforme o Ato Normativo nº 113/2024, o Sisplan é utilizado para cadastro e gestão dos Projetos Estratégicos Estruturantes; elaboração e vinculação de Planos de Ação aos Projetos Estratégicos Estruturantes; gestão das entregas previstas nos cronogramas de cada projeto e das atividades previstas nos Planos de Ação vinculados a cada iniciativa; aferição de indicadores e emissão de relatórios de acompanhamento da gestão.

Congresso – Com o tema “Governança para líderes e membros das unidades do Ministério Público brasileiro alinhados ao Plano Estratégico Nacional (PEN)”, o 1º Encontro Nacional de Gestão Estratégica teve início na manhã desta quinta-feira (19) e segue até esta sexta-feira (20), no auditório da sede do Ministério Público da Bahia, em Salvador. A programação incluiu palestras com especialistas, estudos de caso e debates.

O objetivo é promover a troca de experiências entre os ramos e unidades do MP e o debate acerca dos desafios na área de planejamento estratégico, governança e liderança. Na abertura, o presidente da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do CNMP, Moacyr Rey Filho, ressaltou que a palavra de destaque é estratégia, que possibilita hoje enxergar o Ministério Público do futuro.

“Estamos num momento de transição e precisamos pensar como vai ser a nossa atuação no futuro, como vamos conseguir entregar mais valor à sociedade, mais do que a gente entrega hoje. Temos o potencial de fazer ainda mais e a ideia desse debate é justamente usar o planejamento e a gestão estratégica para atingirmos um novo modelo de atuação institucional, que vai alavancar ainda mais a legitimidade do Ministério Público junto à sociedade”, explica o conselheiro.

“Este é um evento marcante, histórico”, disse o coordenador-geral do FNG-MP, Paulo Roberto Ishikawa. “Um dos pilares para a inovação é a integração dos Ministérios Públicos. É o que estamos fazendo aqui, falando de integração, da gestão estratégica de cases de sucesso. Mas tudo isso só fará sentido se tivermos em mente o espírito de compartilhar tudo isso que estamos produzindo para construir um Ministério Público maior. Se a gente quer enxergar um Ministério Público do futuro, não tem como fazer isso sem planejamento, gestão e, acima de tudo, profissionalismo naquilo que a gente faz”, disse.

O encontro é uma iniciativa da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do CNMP, por intermédio do Comitê de Políticas de Gestão Estratégica do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (CPGE/FNG-MP), conjuntamente com a Coordenadoria de Gestão Estratégica (CGE) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do MPBA.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora