Connect with us

MATO GROSSO

Polícia Militar prende terceiro suspeito por homicídio em zona rural de Cáceres

Publicado

em

Policiais militares do 6º Batalhão de Cáceres prenderam na manhã desta terça-feira (24.09), um homem, de 39 anos, suspeito pelo homicídio de Eder Martins Rezende, na zona rural do município.

Após o homicídio, os policiais militares manteve uma força-tarefa para identificação e condução de todos os envolvidos na ação criminosa, com bloqueios e buscas na região de mata onde ocorreu o crime.

Por volta das 10 horas desta terça, policiais militares da Patrulha Rural localizaram o suspeito às margens da MT-343, próximo do local do homicídio. O homem apresentava diversas escoriações pelo corpo, proveniente do período em que ficou foragido pela mata.

À PM, o homem alegou que o quarto suspeito de participação no crime ainda pode estar escondido na região. Ele foi conduzido à delegacia para registro do boletim de ocorrência e demais providências cabíveis.

Entenda o caso

O crime ocorreu na noite do último sábado (21.09). Na ocasião, dois irmãos, que teriam participado do crime, foram detidos em flagrante. Na ação, a PM apreendeu 11 armas de fogo e munições de diversos calibres.

Por volta de 19h45, a equipe da Patrulha Rural foi acionada para verificar a situação de um homem que teria sido morto a tiros, em um posto de combustível do distrito de Vila Aparecida. No local, os policiais constataram a situação e encontraram Eder em óbito, alvejado com diversos disparos de arma de fogo.

Testemunhas afirmaram aos militares que o crime ocorreu depois que quatro suspeitos foram ao local e iniciaram uma discussão com a vítima. Em determinado momento, os criminosos sacaram armas de fogo e efetuaram diversos disparos contra o homem, fugindo em um veículo Pálio de cor prata.

Durante buscas, os policiais militares localizaram uma residência que armazenava arsenal de armas, sendo dois revólveres de calibre .38, uma pistola, espingardas, carabinas e armas adaptadas e de fabricação caseira. Também no local, dezenas de munições para todo o armamento também foram apreendidas.

Diante da situação, os dois irmãos, sendo um homem de 30 anos e uma mulher de 27 anos, receberam voz de prisão e foram conduzidos para a Delegacia de Cáceres, com todo o armamento apreendido, para registro da ocorrência e demais providências.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Mato Grosso não registra casos de sarampo desde 2020, segundo Vigilância Epidemiológica da SES

Publicado

em

Por

O Estado de Mato Grosso não registra nenhum caso de sarampo desde o ano de 2020, segundo dados da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

O último registro da doença no Estado foi no município de Lucas do Rio Verde, e o anterior foi registrado em 2008, na cidade de Sorriso.

O sarampo voltou a ficar em evidência na semana passada, após o Brasil receber o certificado de eliminação do sarampo da Organização Mundial da Saúde (OMS). Com isso, as Américas passam a ser novamente a única região do mundo livre da infecção viral, que se caracteriza pela irritação na pele com manchas vermelhas. O sarampo havia sido eliminado do Brasil em 2015.

No entanto, devido à baixa cobertura vacinal, o país voltou a registrar a circulação do vírus entre 2018 e 2022. Foram 39.779 casos confirmados e 40 mortes de crianças, neste mesmo período, em decorrência da doença.

Para cumprir os critérios de reverificação, o Brasil precisou demonstrar que não houve transmissão do vírus do sarampo durante pelo menos um ano, além de ter fortalecido o seu programa de vacinação de rotina, da vigilância epidemiológica e da resposta rápida a casos importados.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, celebrou a erradicação da doença no país e também reforçou a importância da vacinação para a erradicação de outras doenças.

“A vacinação é o que permite que tenhamos uma sociedade mais segura das doenças imunopreveníveis. Se vacinar é contribuir para eliminar doenças que atingem a população e, em sua grande parte, levam a complicações e até mesmo à morte. O Brasil voltar a ficar livre do sarampo e da rubéola é sinal de que estamos no caminho certo”, pontuou.

O secretário adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Juliano Melo, relembra que Mato Grosso lançou, em 2021, o programa Imuniza Mais MT, que premia com dinheiro as gestões municipais com melhores desempenhos nas coberturas vacinais.

“O Estado está na terceira edição do programa Imuniza Mais MT e, recentemente, divulgamos que 31 municípios de Mato Grosso serão premiados pelo programa em 2024. Esse tipo de incentivo aos municípios coopera para uma maior cobertura vacinal e, claro, para uma comunidade mais segura das doenças imunopreveníveis”, destacou.

De acordo com o Ministério da Saúde, existem duas vacinas que protegem contra o sarampo. São elas: a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

Mato Grosso recebeu 409.660 mil doses da vacina tríplice viral em 2024. Todas as doses já foram distribuídas aos municípios.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora