Policiais militares do 24º Batalhão prenderam uma mulher de 26 anos e um homem de 22 anos pelos crimes de receptação, porte ilegal de arma e tráfico de drogas, na noite desta quinta-feira (18.05), em Cuiabá. Na ação, a PM recuperou uma caminhonete furtada e apreendeu uma espingarda e 30 porções de entorpecentes.
Conforme o boletim de ocorrência, a equipe do 24º BPM recebeu denúncias anônimas sobre a localização de uma Hilux preta, que havia sido furtada em dias anteriores. Ainda segundo a denúncia, o veículo estava transitando pelo bairro Osmar Cabral sob posse de criminosos que estariam com porções de drogas e armas.
Após a denúncia, os policiais militares do Grupo de Apoio (GAP) do 24º BPM iniciaram diligências e localizaram o veículo pela Avenida Contorno Leste, ocupado por duas pessoas. A equipe realizou procedimento de abordagem, momento em que o condutor do automóvel tentou fugir do local, sendo detido rapidamente pelos policiais.
Em checagem ao chassi do carro, os policiais identificaram que a caminhonete estava com as placas adulteradas e com queixa de furto, em Cuiabá. Já durante a busca veicular, foram localizadas 19 porções de substância análoga a pasta base de cocaína, 11 porções de substância análoga a maconha e uma espingarda de calibre .22, sem munições.
Diante da situação, os policiais militares deram voz de prisão em flagrante para a dupla, que foi conduzida à Central de Flagrantes da Capital para registro de boletim de ocorrência e demais providências.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.
Na tarde desta quinta-feira (21), por volta das 14h20, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um ônibus de passageiros na BR-364, km 211, em Rondonópolis (MT). O veículo seguia a linha Cascavel (PR) – Rio Branco (AC).
Durante a fiscalização, dois viajantes, uma mulher de 24 anos e um homem de 20 anos, chamaram a atenção por não responderem a questionamentos simples sobre o motivo da viagem, a origem e o destino. Eles informaram que residiam em Jaciara (MT), estavam vindo de Dourados (MS).
Ao verificar a bagagem registrada nas passagens, os policiais localizaram, no compartimento de carga do coletivo, 217 dispositivos eletrônicos de fumar, além de três resistências e 10 essências.
Esses itens, conhecidos como cigarros eletrônicos, têm comercialização e importação proibidas no Brasil, conforme a Resolução RDC nº 855/2024 da Anvisa, o que configura, em tese, o crime de contrabando.
Os dois passageiros foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis para os procedimentos cabíveis.