Um casal foi preso na noite desta quarta-feira (31.01) suspeito de tráfico internacional de armas de fogo, na BR-163, no município de Itaúba (580 km de Cuiabá). Com eles, policiais militares do 2º Batalhão apreenderam armas de longo e curte calibre de fabricação turca, 210 munições, carregadores, uma arma de choque, 4.320 pesos argentinos e R$ 7.186 em espécie.
De acordo com boletim de ocorrência, as equipes abordaram um veículo Chevrolet S-10, de cor prata, em atitude suspeita, em que o casal estava. Os militares identificaram a filha do casal, de idade não revelada, no banco traseiro do carro. No veículo, foram encontrados duas armas calibre 12 com dados inelegíveis.
Além de duas pistolas calibre 9 milímetros de fabricação turca, seis carregadores, dois coldres, 210 munições e uma arma de choque. Os suspeitos ainda portavam grande quantia em dinheiro, em peso argenino e reais. O casal não repassou informações sobre origem e destino das armas. A filha do casal ficou aos cuidados de uma tia. A dupla foi encaminhada à delegacia para registro do boletim de ocorrência.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).
As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.
Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.
Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.
Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.
Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.
A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.
Nome
A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.