A Polícia Militar, por meio do 3º Batalhão de PM, libertou um gerente de uma loja de eletrodomésticos vítima de sequestro, na manhã desta quarta-feira (04.12), em Cuiabá. Na ação, três homens foram presos em flagrante e cerca de 240 celulares e produtos eletrônicos foram recuperados.
As equipes do 3º BPM foram acionadas para atender uma ocorrência de roubo em um estabelecimento, no bairro CPA 2, onde o gerente do local estava sendo mantido refém. Os policiais fizeram cerco e viram um dos criminosos fugindo do comércio, com uma arma de fogo em mãos, em direção ao terminal de ônibus.
O homem tentou fugir pelo ônibus de transporte público. O condutor do veículo notou a movimentação policial e parou o automóvel, onde o suspeito foi detido. Com ele, foi apreendida uma pistola de calibre .40 de numeração raspada com oito munições intactas.
Em depoimento aos militares, o suspeito afirmou que outros dois comparsas estavam no interior do estabelecimento, com a vítima rendida. Os policiais solicitaram apoio e retornaram ao local, onde foi visto os suspeitos deixando a loja em uma Chevrolet Tracker vermelha. O automóvel foi cercado e os criminosos detidos.
Dentro do veículo, foram localizados cerca de 240 celulares de diversas marcas, além de notebooks, tablets e videogames, além da quantia de R$ 3,1 mil em dinheiro. Os homens receberam voz de prisão.
Em seguida, as equipes policiais retornaram novamente para a loja e libertaram o gerente que ainda estava trancado dentro do estabelecimento.
A vítima informou aos policiais que, ao encerrar o expediente, na noite anterior, teria sido rendida pelos criminosos e mantida em cárcere privado em uma residência, que não soube informar a localização.
O gerente ainda relatou que os criminosos o levaram para a loja, no início da manhã, e foi obrigado a desativar os alarmes de monitoramento, para os suspeitos recolherem os produtos que seriam roubados. A vítima também disse que a Chevrolet Tracker seria de sua propriedade.
Diante dos fatos, os suspeitos foram encaminhados para a Central de Flagrantes de Cuiabá, com todo o material recuperado, para registro da ocorrência e entregues para a Polícia Judiciária Civil.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.
Facilitadores de círculos de paz que atuam nas escolas do município de Primavera do Leste receberam, em novembro deste ano, kits com itens de auxílio às dinâmicas feitas com os alunos. A iniciativa, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Primavera do Leste, foi viabilizada por meio de uma parceria realizada com a Secretaria de Cultura do Município.
Ao todo, foram entregues 20 kits, os quais continham materiais como crachás reutilizáveis, bolsa, o bastão da fala, placa de não interrupção, dentre outros. “Foi uma forma de valorizar o trabalho desses facilitadores, que atuam de forma voluntária”, ressaltou Marina Soares Vital Borges, gestora do Cejusc de Primavera do Leste.
Atualmente, a Comarca de Primavera do Leste conta com quase 75 facilitadores de círculos de paz. A metodologia é uma ferramenta importante para administração de conflitos na escola.
“Trabalhamos com prevenção da violência com círculos sobre respeito, indisciplina, bullying e motivação. O cuidado do ambiente escolar busca a melhoria do processo ensino-aprendizagem. O ambiente onde o aluno se sente acolhido e pertencente”, concluiu a gestora.
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1 Uma mulher está em pé em uma sala, vestindo uma camisa branca com um logotipo. Ela está posicionada perto de uma mesa coberta com uma toalha de renda. Na mesa, há vários itens, incluindo um buquê de flores, um pequeno bicho de pelúcia e vários outros objetos, como brochuras e uma caneta.