A Polícia Militar de Mato Grosso promoveu, na manhã deste sábado (10.08), o Décimo Social – Unidos pelo Bem, com diversos serviços gratuitos à população. A ação, realizada por meio do 10º Batalhão, ocorreu na base policial do bairro Araés em Cuiabá.
Durante o evento, foram ofertados serviços relacionados à saúde, como atendimento psicológico e odontológico, campanha de doação de sangue, exame de vista e de assistência social para crianças, adolescentes e idosos.
Também foram ofertados serviços como massagem, maquiagem, penteado e corte de cabelo, bem como balcão de emprego e assistência ao consumidor e muito mais.
O evento contou, ainda, com apresentações artísticas do Corpo Musical da PM, Projeto Xás Crianças, Instituto Ciranda e artistas locais.
O comandante do 10º Batalhão, tenente-coronel Bruno Marcel Souza Tocantins destacou que a iniciativa visa promover ações de cidadania, fornecendo atividades educacionais e de recreação voltadas para o desenvolvimento social dos moradores da região.
“O evento teve o objetivo de promover maior integração entre a Polícia Militar e os parceiros com a comunidade em atividades e ações que visam o bem-estar e a qualidade de vida da população, com atendimentos gratuitos. Ficamos muito contentes com adesão do público e o sucesso que foi nosso Décimo Social”.
Além dos atendimentos, policiais militares do Batalhão Ambiental, Força Tática e Bope montaram estandes para mostrar à população um pouco dos equipamentos, armamentos e contar sobre o trabalho de policiamento ostensivo.
A aposentada Marinalva Costa Soares aproveitou a ação social para buscar atendimento odontológico e médico. Ela contou que o projeto chegou em boa hora e vai poder cuidar ainda mais da saúde.
“Os atendimentos foram ótimos e o melhor de tudo é que foi ao lado de casa. Tenho dificuldade em sair de casa por questões de locomoção, mas pude resolver tudo que estava pendente”, disse.
O artesão José Alves Pinto também saiu satisfeito do Décimo Social – Unidos pelo Bem. Ele aproveitou os atendimentos para renovar a Carteira de Identidade. “Eu precisava trocar há muitos anos porque a minha estava rasgada e aqui consegui renovar e fazer tudo certo”.
Já o pintor Edmilson Salgado levou o filho Gustavo de 11 anos para cortar o cabelo e brincar no espaço de recreação.
“Gostamos muito dos trabalhos e meu filho se divertiu bastante na cama elástica e na apresentação de robótica. Ele ainda aproveitou para comer cachorro-quente, algodão doce e tomar refrigerante”, contou.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes enalteceu o trabalho dos policiais militares pela organização do evento, agradeceu aos diversos parceiros e a população que esteve presente no Décimo Social – Unidos pelo Bem.
“O principal intuito é levar, cada vez mais, a Polícia Militar junto da sociedade e comunidades carentes. A nossa instituição realiza o evento há muitos anos e a nossa maior recompensa é essa confiança da população para com os nossos policiais militares. A PM está presente nos 142 municípios garantindo a segurança, dando apoio assistência e prezando sempre pelo lado humanitário”, afirmou.
No dia 20 de novembro de 2024, por volta das 21h35, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava fiscalização no km 741 da BR-070, no município de Cáceres (MT), como parte das ações de combate a crimes fronteiriços.
Durante a abordagem a um ônibus que fazia a linha Porto Velho (RO) – Cuiabá (MT), foi solicitada a parada do veículo para inspeção. Ao fiscalizar uma passageira, uma jovem de 19 anos, foram feitas perguntas sobre a origem e o destino da viagem, bem como sobre a existência de bagagens no compartimento inferior. A passageira negou possuir qualquer mala.
No entanto, ao verificar o bilhete de passagem da jovem, foi encontrada uma mala identificada com um ticket correspondente. Durante a inspeção da bagagem, os agentes localizaram quatro tabletes de substância análoga a cloridrato de cocaína.
Ao ser questionada, a mulher afirmou que pegou a droga em um cesto de lixo na cidade de Mirassol D’Oeste (MT) e que a levaria até a rodoviária de Cuiabá (MT). Ela também informou que receberia certa quantia em dinheiro pelo transporte.
Diante das evidências, a passageira foi encaminhada, para a Delegacia Especial de Fronteira (Defron), da Polícia Civil em Mato Grosso, onde foi registrada a ocorrência por tráfico de drogas.