Connect with us

MATO GROSSO

Polícia Militar inicia formação do 5º Curso de Operações Especiais do Bope

Publicado

em

A Polícia Militar de Mato Grosso deu início, na manhã desta segunda-feira (07.10), ao 5º Curso de Operações Especiais (Coesp) do Batalhão de Operações Especiais (Bope). O curso reúne 22 militares do Estado e também de Pernambuco. A aula inaugural foi realizada no auditório do Quartel do Comando-Geral da PMMT.

Durante seis meses, os alunos passarão por constantes capacitações teóricas e práticas sobre a doutrina de operações especiais da PMMT. Os formandos se tornarão aptos para ingressarem ao Bope, conhecida como a “Tropa de Elite” da polícia mato-grossense.

O comandante do Bope, tenente-coronel Frederico Correa Lima Lopes, discursou na solenidade e destacou o caráter desafiador do curso como de alto grau de dificuldade e nível técnico operacional exigido a todos os participantes.

“É um curso de extrema exigência. Antes mesmo do início, os alunos passaram por testes preparatórios para estarem aptos a entrarem neste desafio. Por isso, desejo a cada um de vocês, alunos, que fortaleça o espírito de grandes guerreiros e que, ao final, possam carregar a caveira do Bope com honra e coragem, pois essa é a nossa missão”, afirmou o tenente-coronel Frederico.

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, deu as boas vindas aos alunos do curso e ressaltou que o Coesp tem o objetivo de preparar os militares para atuarem em todas as extremidades das categorias de crimes organizados.

“Saibam que vocês são corajosos por se inscreverem no curso e toparem o desafio para servir a nossa sociedade. Fizemos atualizações, com ensinamentos muito mais técnicos e voltados para o combate ao crime organizado. Um curso que continua sendo desafiador, pois sabemos que, quando acionamos um militar de operações especiais, é porque todos os nossos meios possíveis já foram determinados e que nossa última linha de ação são os nossos ‘caveiras’ do Bope”, finalizou o coronel Mendes.

A aula inaugural foi finalizada com uma palestra do subsecretário de Integração e Segurança Pública de Minas Gerais, Christian Vianna de Azevedo, que falou sobre “Organizações criminosas no contexto da segurança pública”. O convidado também parabenizou os alunos sobre o início do curso.

“A formação de operações especiais visa capacitar o policial militar para atuar em situações diferenciadas, difíceis e imprevisíveis. Parabéns a todos os policiais que estão iniciando esse curso e que vocês persistam e consigam a vitória de vocês”, afirmou.

História

O primeiro Curso de Operações Especiais da Polícia Militar de Mato Grosso foi realizado no ano de 2009 e a edição mais recente foi finalizada no ano de 2022. Desde então, nas quatro edições realizadas, 30 militares da PM de Mato Grosso e dos Estados do Acre, Rondônia, Pará, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal foram formados no curso.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Bombeiros localizam corpo de jovem que desapareceu no Rio Teles Pires

Publicado

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) localizou, na tarde desta quinta-feira (21.11), o corpo de uma mulher de 21 anos, vítima de afogamento no Rio Teles Pires, nas proximidades da ponte da MT-222, na zona rural de Sinop (a 443 km de Cuiabá).

A mulher estava desaparecida desde a manhã de quarta-feira (20.11), quando a equipe do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4º BBM) foi acionada por uma testemunha para o resgate. A testemunha relatou que a vítima saltou de uma plataforma flutuante para o rio, emergiu brevemente com os braços para cima e, em seguida, submergiu, não sendo mais vista.

Imediatamente, os bombeiros militares se deslocaram até o local e iniciaram as buscas subaquáticas no ponto indicado como local do afogamento. Os mergulhadores realizaram buscas durante o dia, mas não obtiveram sucesso, retornando nesta quinta-feira para dar continuidade às operações.

O corpo foi encontrado a aproximadamente 6 km do último ponto de avistamento, boiando no rio. Os bombeiros militares retiraram a vítima da água e a conduziram até as margens do rio, onde o corpo foi entregue à Politec para os procedimentos legais. A Polícia Civil também foi acionada.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora