Connect with us

MATO GROSSO

Polícia Militar forma mais de 350 alunos no 12º Estágio de Aperfeiçoamento de Praças

Publicado

em

A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na noite desta terça-feira (25.07), o encerramento do 12º Estágio de Aperfeiçoamento de Praças. A solenidade ocorreu durante reinauguração do auditório do Quartel do Comando Geral. Participaram do curso 356 policiais militares, sendo 44 no Estágio de Atualização de Sargentos (EAS), 288 no Estágio de Qualificação de Sargentos (EQS) e 24 no Estágio de Qualificação de Cabos (EQC).

O comandante da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap), tenente-coronel Bruno Marcel Souza Tocantins, explicou que durante o estágio os alunos aprenderam sobre temas como direito penal militar e processual penal militar, direito administrativo, liderança, termo circunstanciado de ocorrência, procedimento operacional padrão, entre outros.

“O que marcou o estágio foi a troca de experiências e a superação dos militares vindos de diversas regiões do nosso Estado. O curso durou dois meses e a teoria foi aliada à prática. A principal função é aprimorar os conhecimentos técnicos e práticos dos policiais militares. Um degrau que os elevará à próxima graduação em setembro deste ano”.

O comandante-geral da PM, coronel Alexandre Corrêa Mendes, destacou que a formação agrega conhecimentos que trazem segurança jurídica e física ao policial durante a execução da atividade policial e que a Polícia Militar é uma das instituições de segurança pública que mais investe na capacitação dos agentes da segurança.

“Esse é mais um curso concluído com sucesso da nossa instituição, que preza por disciplina e que investe em conhecimento. Tenho orgulho de falar que a Polícia Militar de Mato Grosso é uma das mais preparadas do país e isso reflete diretamente no bom atendimento ao cidadão que está na ponta. A Esfap, novamente, cumprindo com mais uma missão de forma excelente”, discursou.

Na solenidade, também houve a reinauguração do auditório do Quartel do Comando Geral. O espaço comporta até 300 pessoas e passou por pintura, reforma do teto, dos banheiros, e recebeu novas cadeiras e instalações hidráulicas e elétricas. Além disso, conta com um novo painel e comporta o estúdio do podcast da PM, o PMCast.

“Hoje estamos inaugurando nosso auditório para receber vocês da melhor forma possível. Um ambiente que temos orgulho em reinaugurar com uma nova estrutura, cadeiras, com estúdio do nosso podcast. Esse lugar é de todos os policiais militares, de todas as unidades e de qualquer município do estado. O espaço foi reformado com recursos em parceria do Poder Judiciário e próprios da instituição”, finalizou o comandante-geral.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora