A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na noite desta sexta-feira (16.08), a formatura do 14º Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) durante solenidade realizada no auditório do Quartel do Comando-Geral, em Cuiabá.
Participaram desta turma 56 capitães que passaram por um intenso preparo e qualificação para assumirem o posto de Oficial de Estado-Maior de tenente-coronel e major.
A primeira edição do curso ocorreu em 2002 e formou 496 capitães na atualização e ampliação de conhecimentos, que os habilitaram no exercício de funções de oficial de Estado-Maior, que compreende nível estratégico.
O curso teve duração de 14 semanas e contou com 15 disciplinas que exigiram pesquisas científicas. Os militares ainda tiveram cinco seminários com 10 mini cursos já desenhados. Ao todo, foram cerca de 385 horas aula para conclusão da formação.
O comandante da Academia de Polícia Costa Verde (APMCV), tenente-coronel Gabriel Rodrigues Leal, parabenizou os militares pela conclusão do curso e afirmou que o CAO assume fundamental importância na esfera militar por ser um dos requisitos para a promoção dos policiais militares.
“A excelência do serviço prestado pelos policiais militares tem como base os importantes ensinamentos que são ministrados na instituição. O CAO existe para além do requisito de progressão na carreira militar. O que temos aqui é o entendimento institucional de formar, preparar e capacitar os policiais militares, com objetivo de prestarem ainda mais um serviço de qualidade com técnica, maestria e comprometimento de gestão de pessoas às aquisições, do emprego operacional da tropa à inteligente”, discursou o tenente-coronel Leal.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, também enalteceu os policiais militares pelo curso e ressaltou o comprometimento da instituição na qualificação e formação dos militares.
“Os investimentos na Polícia Militar vão além de bens materiais, são de valores, pois acreditamos muito na capacidade dos nossos policiais militares e a cada curso transformamos ainda mais a nossa realidade. Tenho orgulho de sermos uma das instituições de segurança pública que mais investe na qualificação, preparo e somos referência no país pelo trabalho de policiamento ostensivo e tático”, afirmou coronel Mendes.
O secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Segurança Pública, coronel PM Héverton Mourett de Oliveira, que participou da cerimônia, comemorou a conclusão do 14º Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e ressaltou os importantes investimentos por parte do Governo do Estado na Segurança Pública.
“Para nós, é uma honra poder participar dessa cerimônia e ver que os investimentos da Segurança Pública por parte do Governo estão além de viaturas, armas ou equipamentos de ponta para os nossos agentes, mas também na qualificação, aperfeiçoamento e preparo. Vivemos uma realidade totalmente diferente hoje em Mato Grosso, com frotas renovadas e reconhecimento nacional como uma das instituições mais equipadas do país”, disse.
Na tarde desta quinta-feira (21), por volta das 14h20, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um ônibus de passageiros na BR-364, km 211, em Rondonópolis (MT). O veículo seguia a linha Cascavel (PR) – Rio Branco (AC).
Durante a fiscalização, dois viajantes, uma mulher de 24 anos e um homem de 20 anos, chamaram a atenção por não responderem a questionamentos simples sobre o motivo da viagem, a origem e o destino. Eles informaram que residiam em Jaciara (MT), estavam vindo de Dourados (MS).
Ao verificar a bagagem registrada nas passagens, os policiais localizaram, no compartimento de carga do coletivo, 217 dispositivos eletrônicos de fumar, além de três resistências e 10 essências.
Esses itens, conhecidos como cigarros eletrônicos, têm comercialização e importação proibidas no Brasil, conforme a Resolução RDC nº 855/2024 da Anvisa, o que configura, em tese, o crime de contrabando.
Os dois passageiros foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis para os procedimentos cabíveis.