Uma cotia foi capturada pela Polícia do Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam), nesta terça-feira, 14 de novembro, em área urbana na região de comércio no bairro Jardim das Américas, em Cuiabá.
O animal não apresentava ferimentos, mas para ser devolvido ao seu habitat natural foi encaminhado para avaliação veterinária no Batalhão Ambiental da Polícia Militar, em Várzea Grande.
A polícia ambiental recomenda que a população não realize tentativa de captura animal que esteja em área urbana, pois o bicho pode reagir de forma agressiva caso se sinta ameaçado. Além disso, não fornecer alimentos ou água, isso pode ser prejudicial. Não tente matar o animal, entre em contato com a PM Ambiental pelo fone 190 ou Corpo de Bombeiros Militar 193.
Juvam: O Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá atua com causas relacionadas a animais. São atendidas ocorrências e reclamações em conjunto com outros órgãos, como Prefeitura Municipal, Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental e Organizações não Governamentais (Ongs).
Pioneiro no Brasil, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) é o único a possuir na estrutura, desde 1996, um juízo especializado em causas ambientais, dentre elas a proteção aos animais, na vanguarda, para prevenir danos ou crimes.
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual.
Foto 1: dois policias estão em pe, um deles segura uma gaiola com o animal apreendido dentro.
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT