Uma quadrilha de tráfico humano foi descoberta na Califórnia. O grupo de 14 criminosos foi preso durante a Comic-Con San Diego, evento geek que acontece em diversas partes do planeta.
“Todo mundo está fantasiado. É como o Halloween, e eles se sentem invisíveis,” disse Marisa Ugarte , diretora do Bilateral Safety Corridor Coalition, ao NBC 7.
Força tarefa derruba tráfico humano na Comic-Con
A polícia local montou uma força-tarefa antes do evento, que aconteceu de 25 a 28 de julho, com o intuito de prender traficantes e predadores sexuais. Eram entre 35 e 50 policiais atuando.
Posando como pessoas interessadas em compra de outras pessoas, os policiais s infiltraram em grupos para descobrirem vendedores. Também fizeram o contrário e fizeram ofertas para pegar compradores.
Prisão de tráfico na Comic-Con
“Infelizmente, traficantes sexuais ganham muito dinheiro em eventos como a Comic-Con, eles usam para explorar as vítimas e ter lucro,” disse Rob Ronta , delegado-geral do estado da Califórnia.
A prisão aconteceu durante os três dias. 14 pessoas foram presas ao todo, e 10 vítimas foram resgatadas, incluindo uma adolescente de 16 anos. “O serviço de proteção ao adulto e jovem estava no local para oferecer o suporte necessário,” disse a polícia
“Essa operação da polícia manda uma mensagem clara para outros potenciais criminosos: o seu comportamento não será tolerado.Temos muito orgulho de defender os californianos mais vulneráveis, oferecendo assistência quando eles mais precisam,” acrescentou Ronta.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.