Dois veículos tipo reboque, produtos de furto, foram recuperados pela Polícia Civil, na tarde de quinta-feira (16.08), em Cuiabá, durante investigação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derfva).
Os veículos estavam no pátio de uma oficina no bairro Jardim Passaredo, bem como o local apresenta indícios de ser usado para adulteração de veículo de transporte de carga.
Um homem de 53 anos, responsável pelo estabelecimento comercial, foi conduzido até a Derfva para esclarecimentos, e poderá ser indiciado pelo crime de receptação.
Os policiais civis realizavam diligências e identificaram que na oficina, havia um reboque de carreta furtada o município de Rosário Oeste.
Chegando no endereço foi encontrado o reboque com as mesmas características, em análise prévia constatou-se que o sinal identificador e a placa eram compatíveis com o veículo furtado.
Ao lado havia outro reboque estilo caçamba de cor preta, também com evidências de que o número identificador do chassi estava desalinhado, e fora do padrão de marcação.
Razão pela qual os dois reboques foram apreendidos e levados para a Derfva, onde passaram por perícia.
O proprietário da empresa acompanhou a equipe durante as verificações e checagens, e ao final foi conduzido para esclarecimentos sobre as circunstâncias que envolvem a presença dos veículos em seu estabelecimento.
Conforme o delegado titular da Derfva, Diego Alex Martimiano, essa ação demonstra o compromisso da instituição em garantir a segurança da comunidade, além de desmantelar esquemas ilícitos que possam prejudicar a integridade do sistema de trânsito e veículos.
“A recuperação bem-sucedida dos veículos roubados e a investigação em curso sobre o esquema de adulteração, refletem a dedicação e empenho contínuo da equipe de policiais civis esta unidade”, destacou o delegado.
Na tarde desta quinta-feira (21), por volta das 14h20, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um ônibus de passageiros na BR-364, km 211, em Rondonópolis (MT). O veículo seguia a linha Cascavel (PR) – Rio Branco (AC).
Durante a fiscalização, dois viajantes, uma mulher de 24 anos e um homem de 20 anos, chamaram a atenção por não responderem a questionamentos simples sobre o motivo da viagem, a origem e o destino. Eles informaram que residiam em Jaciara (MT), estavam vindo de Dourados (MS).
Ao verificar a bagagem registrada nas passagens, os policiais localizaram, no compartimento de carga do coletivo, 217 dispositivos eletrônicos de fumar, além de três resistências e 10 essências.
Esses itens, conhecidos como cigarros eletrônicos, têm comercialização e importação proibidas no Brasil, conforme a Resolução RDC nº 855/2024 da Anvisa, o que configura, em tese, o crime de contrabando.
Os dois passageiros foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis para os procedimentos cabíveis.