A Polícia Civil de Mato Grosso homenageou na manhã desta quarta-feira (12.03), o artista plástico Gervane Ferreira de Paula e o restaurador de obras Ronaldo Rodrigues.
A honraria foi entregue durante visita na Diretoria-Geral, quando os homenageados receberam uma “Medalha Honorífica” em reconhecimento ao trabalho artístico entregue à instituição, que está exposto na sala da delegada-geral.
A obra retrata uma das frutas mais características de Mato Grosso, a “Manga Bourbon”, e foi pintada por Gervane Ferreira de Paula em 1990.
Conforme o autor, a pintura foi inspirada em sua vivência no bairro Araés, onde há centenas de árvores da fruta. “Depois de finalizada, a obra foi entrega ao Banco do Brasil, e posteriormente doada à Polícia Civil”, explicou Gervane.
Com o passar do tempo, a obra sofreu algumas deteriorações e foi recuperada pelo artista com nova pintura nas partes necessárias. E para valorizar ainda mais a obra, a tela passou por um processo de restauração e conservação, e foi emoldurada pelo profissional restaurador, Ronaldo Rodrigues.
“A obra de arte chama atenção pela beleza e delicadeza que transmitem ao ambiente”, elogiou a delegada-geral, Daniela Maidel.
Gervane de Paula é cuiabano, curador e artista plástico conhecido pela forte relação com os ecossistemas da região em que vive, como o Cerrado, a Floresta e o Pantanal, objetos de reflexão para sua produção, que se baseia em diferentes linguagens. Começou a pintar em 1976, frequentando o Ateliê Livre da Fundação Cultural de Mato Grosso. De humor refinado, é um dos mais conhecidos artistas plásticos mato-grossenses e iniciou produzindo festas populares, brincadeiras de infância, trechos de rua ou quintais cuiabanos.