A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá e Polícia Comunitária, esteve presente no campeonato mato-grossense de Futebol, na noite de quarta-feira (16.03), no Estádio Dutrinha, na Capital, levando informações sobre o combate à violência contra a mulher.
Equipes policiais distribuiram panfletos aos torcedores que compareceram para assistir a disputa e os jogadores entraram em campo com faixas com frases de enfrentamento à violência doméstica e familiar.
A iniciativa faz parte da Operação “Átria” e tem como objetivo sensibilizar o público deste evento, que em sua maioria é composta por homens, que contou com a parceria da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Cuiabá.
Conforme a delegada da DEDM de Cuiabá, Jozirlethe Magalhães Criveletto, até pouco tempo atrás, os maiores índices de violência doméstica, depois dos finais de semana, eram observados nas quartas-feiras, o que provocou várias análises acerca de fatores causadores sendo sugerido que os jogos de futebol que acontecem nesse dia da semana poderia ser fator da ocorrência de violência doméstica.
“Essa é mais uma estratégia na linha de prevenção aos numerosos casos de violência doméstica que ainda assolam nosso estado. As ações da Polícia Civil não se restringem apenas à repressão. Temos a missão preventiva e, junto a Rede de Enfrentamento a Violência contra a Mulher, desejamos alcançar não somente o público de mulheres, mas de homens, os quais precisam ter conhecimento da Lei, justamente para não praticarem a violência”, destacou a delegada.
A campanha de conscientização continuará sendo promovida até a final do campeonato mato-grossense, e também faz parte da operação de âmbito nacional “Átria” visando o combate à violência contra a mulher, neste mês de março.