Policiais civis de Juína e de Aripuanã prenderam em flagrante, nesta terça-feira (20.08), um dos autores de um roubo de joias ocorrido no início da semana.
Elizeu Moreira dos Santos, de 24 anos, e o comparsa, Renato Ferreira Guedes, que está foragido, foram identificados pela equipe de investigação da Delegacia de Juína como os autores do roubo em uma residência da cidade na noite de 19 de agosto.
A dupla armada sequestrou uma vendedora das joias enquanto ela estava na manicure, no bairro Módulo 5. Em seguida, os criminosos foram até a residência da vendedora, onde os objetos estavam guardados, e levaram todo o estoque da vítima. A manicure também ficou sob o domínio da dupla e teve uma motocicleta Honda Biz roubada. Após algum tempo amarrada, ela conseguiu se soltar, gritou por socorro e em seguida acionou a polícia.
Imediatamente após ser comunicada sobre o roubo, a Delegacia de Juína passou a analisar as imagens de videomonitoramento que flagraram o trajeto dos criminosos e em diligências identificou os autores do crime. Após identificá-los, a dupla foi reconhecida pelas vítimas e por testemunhas.
A dupla criminosa tentou fugir de Juína no Toyota Corolla da revendedora de joias, mas por não conseguirem dirigir o veículo automático, ambos fugiram usando a motocicleta da outra vítima. Seguindo os rastros dos suspeitos, a equipe de investigação localizou a dupla em uma região de mata entre os distritos de Filadélfia, em Juína, e Morena, em Aripuanã. Após abordá-los, Elizeu foi rendido e preso. Já Renato fugiu para dentro da floresta, onde permanece escondido.
Força policial segue em busca
Em razão da dificuldade de acesso à área de mata, equipes da Polícia Civil e Militar seguem fazendo cerco na região para prender Renato. Um efetivo de aproximadamente 50 policiais das forças de segurança trabalham ininterruptamente para a prisão do criminoso, a fim de garantir a segurança dos moradores locais. A força-tarefa permanecerá no local até a captura de Renato.
Um casal que tentou resgatar a dupla criminosa foi interceptado pela Polícia Militar na noite de terça-feira, após troca de informações com a Polícia Civil. Os dois foram encaminhados para a Delegacia de Aripuanã, onde serão autuados em flagrante.
No dia 20 de novembro de 2024, por volta das 21h35, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava fiscalização no km 741 da BR-070, no município de Cáceres (MT), como parte das ações de combate a crimes fronteiriços.
Durante a abordagem a um ônibus que fazia a linha Porto Velho (RO) – Cuiabá (MT), foi solicitada a parada do veículo para inspeção. Ao fiscalizar uma passageira, uma jovem de 19 anos, foram feitas perguntas sobre a origem e o destino da viagem, bem como sobre a existência de bagagens no compartimento inferior. A passageira negou possuir qualquer mala.
No entanto, ao verificar o bilhete de passagem da jovem, foi encontrada uma mala identificada com um ticket correspondente. Durante a inspeção da bagagem, os agentes localizaram quatro tabletes de substância análoga a cloridrato de cocaína.
Ao ser questionada, a mulher afirmou que pegou a droga em um cesto de lixo na cidade de Mirassol D’Oeste (MT) e que a levaria até a rodoviária de Cuiabá (MT). Ela também informou que receberia certa quantia em dinheiro pelo transporte.
Diante das evidências, a passageira foi encaminhada, para a Delegacia Especial de Fronteira (Defron), da Polícia Civil em Mato Grosso, onde foi registrada a ocorrência por tráfico de drogas.