Policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande prenderam em flagrante na noite desta segunda-feira (05.02) uma dupla por roubo com restrição de liberdade da vítima. Também foram apreendidos, durante as diligências, 25 tabletes de maconha e recuperado o veículo da vítima.
A delegacia especializada foi acionada após a ocorrência do roubo que vitimou um motorista de caminhão. Ele relatou que seu veículo teve um problema mecânico e o deixou em uma oficina, próxima ao Trevo do Lagarto, e dormiu dentro do caminhão. Pela manhã, ao acordar, foi abordado por uma dupla criminosa que o colocou dentro de sua picape Strada e, sob ameaça de arma de fogo, exigiu transferências de valores enquanto ficavam dando voltas pela cidade. Enquanto um criminoso dirigia, o outro ficou com o celular da vítima e fez as transferências bancárias.
Após ser comunicada sobre o roubo, a equipe da Derf fez diligências e os investigadores chegaram a uma mulher, K.R.D., de 22 anos, que confessou ter passado as informações privilegiadas sobre bens que a vítima tinha e seu hábitos de trabalho.
Um segundo envolvido no roubo, G.G.S,. de 25 anos, também foi localizado pela equipe policial e abordado em frente a sua residência, no bairro Jardim Eldorado. O suspeito tem registros anteriores por crime patrimonial e estava monitorado por tornozeleira eletrônica. Na casa dele, a equipe da Derf apreendeu 25 tabletes de maconha que ele confessou ter vindo do Paraguai, há duas semanas, e pagou R$ 30 mil pelo entorpecente. Também foram apreendidos um revólver calibre 22 com munições, porções de cocaína, balanças de precisão, e apetrechos usados no preparo e embalo de drogas.
Detalhes do roubo
A mulher presa admitiu em interrogatório que passou as informações sobre onde a vítima estaria e que bens possuía a outro criminoso, que chamou um comparsa para executar o roubo, e o que fosse arrecadado com a ação criminosa seria dividido entre os três.
O comparsa que foi preso disse que a dupla ficou de tocaia durante a noite de domingo esperando a vítima próxima à oficina até que o dia amanhecesse e eles pudessem abordar o caminhoneiro. Ele confessou ainda que foram roubados em torno de 19 mil reais da conta da vítima, transferidos para contas de jogos online.
Após as transferências, eles liberaram a vítima, por volta das 8h30 da manhã de segunda-feira, e fugiram com a picape Strada que foi abandonada no bairro Cidade de Deus, também em Várzea Grande, e recuperada pela equipe policial.
A mulher foi autuada em flagrante pelos crimes de roubo majorado com restrição de liberdade da vítima, extorsão e associação criminosa. Já o suspeito, reincidente em crimes patrimoniais, foi autuado por roubo majorado com restrição de liberdade, extorsão, associação criminosa, tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.
A investigação prossegue para chegar ao terceiro criminoso envolvido.
Na tarde desta quinta-feira (21), por volta das 14h20, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um ônibus de passageiros na BR-364, km 211, em Rondonópolis (MT). O veículo seguia a linha Cascavel (PR) – Rio Branco (AC).
Durante a fiscalização, dois viajantes, uma mulher de 24 anos e um homem de 20 anos, chamaram a atenção por não responderem a questionamentos simples sobre o motivo da viagem, a origem e o destino. Eles informaram que residiam em Jaciara (MT), estavam vindo de Dourados (MS).
Ao verificar a bagagem registrada nas passagens, os policiais localizaram, no compartimento de carga do coletivo, 217 dispositivos eletrônicos de fumar, além de três resistências e 10 essências.
Esses itens, conhecidos como cigarros eletrônicos, têm comercialização e importação proibidas no Brasil, conforme a Resolução RDC nº 855/2024 da Anvisa, o que configura, em tese, o crime de contrabando.
Os dois passageiros foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis para os procedimentos cabíveis.